Questão c1d27fe1-f2
Prova:Esamc 2018
Disciplina:Atualidades
Assunto:Segurança Pública

Leia o texto a seguir:

Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados

São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Falta de padronização e de registros atrapalham monitoramento de feminicídios no país.
(Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados. Publicado em: 07 mar. 2018; atualizado em: 14 mar. 2018.
Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheresvitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml. Acesso em 23 ago. 2018, às 14h30.)

O feminicídio é o assassinato de mulheres por circunstâncias de gênero. Analise as afirmações sobre a violência contra a mulher:
I. A mulher na história ocidental é colocada como submissa e não como provedora. Culturalmente, cabe ao homem sustentar a casa e, assim, o pleno exercício da sua independência, demonstrando as raízes misóginas da sociedade.
II. O conceito de feminicídio é importante para reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres.
III.A violência contra a mulher relaciona-se diretamente à renda da família e à escolaridade do agressor, limitando os casos às classes socioeconomicamente desfavorecidas.

São verdadeiras:

A
I
B
II
C
II e III
D
I, II, e III
E
I e II

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo