Questão c12e0620-d6
Prova:UNESP 2014
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Leia o texto para responder à questão.

            O Brasil colonial foi organizado como uma empresa comercial resultante de uma aliança entre a burguesia mercantil, a Coroa e a nobreza. Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis.

                                                                                                      (Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1987.)

A constatação de que “Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis” justifica-se, pois a política de terras desenvolvida por Portugal durante a colonização brasileira

A
permitiu tanto o surgimento de uma ampla camada de pequenos proprietários, cuja produção se voltava para o mercado interno, quanto a implementação de sólidas parcerias comerciais com o restante da América.
B
determinou tanto uma rigorosa hierarquia nobiliárquica nas terras coloniais, quanto o confisco total e imediato das terras comunais cultivadas por grupos indígenas ao longo do litoral brasileiro.
C
envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora.
D
garantiu tanto a prevalência da agricultura de subsistência, quanto a difusão, na região amazônica e nas áreas centrais da colônia, das práticas da pecuária e da agricultura de exportação.
E
assegurou tanto o predomínio do minifúndio no Nordeste brasileiro, quanto uma regular distribuição de terras entre camponeses no Centro-Sul, com o objetivo de estimular a agricultura de exportação.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Criadas em 1534, as capitanias hereditárias foram a forma encontrada por Portugal para administrar a colônia brasileira, de acordo com os interesses da Coroa, da burguesia mercantil e da nobreza. Essa política de terra consistia na cessão vitalícia do usufruto de terra que continuavam, entretanto, sob propriedade da Coroa. O uso econômico dessas terras se deu por meio da monocultura exportadora (sistema de plantation), que melhor se adequava ao modelo mercantilista.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo