Questão c0c54e0b-58
Prova:UFAC 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil

“Tu não viu que, para eles, a gente é menor que pichilinga de galinha? Carece, só, de Firmino continuar calado e escondido. Eles não estão a fim de atucanar nós. [...] Agaildo deu de ficar acordado até tarde. Rondava o varadouro, descia ao igarapé, vigiava o roçado. Tinha vez de até dormir no casco, que amarrava perto do sumidouro do açude. Às vezes ficava olhando o irmão, uma pontinha de inveja: devia de ser bom saber ler, clareava as idéias. Firmino entendia dessa história de reforma agrária, reserva florestal, Empate, e tanto nome mais que ele nem lembrava!”

ESTEVES, Florentina. O empate. Rio de Janeiro: Oficina do Livro, 1993, p. 42.

O contexto tratado, na obra referenciada de Florentina Esteves, permite associá-lo, historicamente:

A
À desarticulação do extrativismo vegetal – de borracha e pichilinga – no Acre, em prol da pecuária bovina, executada com apoio dos governos federais e estaduais brasileiros.
B
À organização dos seringueiros no intuito de resistir à derrubada da mata e às tentativas dos “paulistas” de expulsá-los de suas colocações.
C
À formação do Conselho Nacional dos Seringalistas como entidade defensora dos interesses das populações tradicionais da Amazônia.
D
Ao modelo de desenvolvimento e ocupação territorial da Amazônia, imposto pelo Regime Militar, em que se desestruturava a produção pecuária regional em favor do extrativismo vegetal e mineral.
E
À substituição do sistema de aviamento pela produção pecuária nas terras do MST no Acre.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo