No texto, o lirismo foi construído com a exploração da linguagem em suas funções poética e
metalinguística, conforme se depreende da
Tantas palavras
Que eu conhecia
E já não falo mais, jamais
Quantas palavras
Que ela adorava
Saíram de cartaz
Nós aprendemos
Palavras duras
Como dizer perdi, perdi
Palavras tontas
Nossas palavras
Quem falou não está mais aqui.
CHICO BUARQUE. Tantas palavras. São Paulo: Cia. das Letras, 2006 (fragmento).
Tantas palavras
Que eu conhecia
E já não falo mais, jamais
Quantas palavras
Que ela adorava
Saíram de cartaz
Nós aprendemos
Palavras duras
Como dizer perdi, perdi
Palavras tontas
Nossas palavras
Quem falou não está mais aqui.
CHICO BUARQUE. Tantas palavras. São Paulo: Cia. das Letras, 2006 (fragmento).
Gabarito comentado
Comentário da Questão:
Tema da questão: Interpretação de texto, com enfoque nas funções da linguagem, especificamente a função poética e a função metalinguística.
Ao analisar o texto de Chico Buarque, é importante compreender que ele utiliza a linguagem de forma artística (função poética), explorando a estética das palavras, seus sons, sentidos e efeitos. Além disso, há uma reflexão sobre a própria linguagem, sobre o ato de falar, perder palavras, aprender a dizer certas coisas – o que caracteriza a função metalinguística.
Estratégia de resolução: Em questões desse tipo, leia atentamente o enunciado para identificar o que está sendo cobrado (neste caso, o modo como o texto constrói sentido por meio das funções da linguagem). Procure palavras-chave e elementos de coesão que ajudem a entender o objetivo do texto.
Alternativa correta: A
A alternativa A está correta porque: O texto propõe uma reflexão sobre um relacionamento amoroso a partir da maneira como o casal se comunica – ou deixa de se comunicar. A perda de palavras, a mudança na comunicação e a ausência do outro são centrais na construção do lirismo do texto. Isso demonstra tanto a função poética (pela escolha estética das palavras) quanto a metalinguística (pela reflexão sobre o próprio uso da linguagem).
Justificativa das alternativas incorretas:
B – A menção a termos relativos ao cinema (“saíram de cartaz”) é, na verdade, uma figura de linguagem (metáfora), e não tem como objetivo valorizar as variedades da fala brasileira. O foco não está em regionalismos ou em diferentes formas de falar, mas sim na comunicação do casal e na perda de certas palavras.
C – Não há no texto ensinamentos ou orientações sobre como o leitor deve falar. O texto não é instrucional, mas sim reflexivo, voltado para sentimentos e experiências pessoais.
D – Embora existam referências a um relacionamento e sentimentos, o objetivo do texto não é seduzir a mulher amada nem fazer uma declaração romântica explícita. O foco está na perda de palavras e na mudança da comunicação após o fim de um relacionamento.
Dica para provas: Sempre que o enunciado mencionar funções da linguagem, procure identificar se o texto fala sobre ele mesmo (metalinguística) ou se explora a beleza e a criatividade das palavras (poética). Atenção também a palavras que indicam sentimentos e à forma como os personagens se comunicam.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






