Questão bdc43fc3-31
Prova:UERJ 2016
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

As estátuas desses personagens indicam, respectivamente, o enaltecimento das seguintes ideias:

  

Os monumentos históricos promovem o destaque de acontecimentos, personagens, feitos e valores a serem reverenciados por uma sociedade. Exemplos desses monumentos são as estátuas de João Cândido, líder da Revolta da Chibata no início do século XX, e do Barão de Mauá, empresário e empreendedor no século XIX.

A
revisão das hierarquias militares – progresso financeiro
B
defesa dos direitos trabalhistas – dinamização comercial
C
redimensionamento do preconceito racial – integração nacional
D
diversidade das contribuições étnicas – modernização econômica

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
A Revolta da Chibata é importante no que se refere à contribuição negra nos movimentos de resistência, que em muito difere da imagem tradicional do negro escravizado e submisso. Mesmo após a abolição da escravatura, os negros marinheiros eram açoitados e humilhados, em decorrência de uma hierarquia segregacionista. Estatutos jurídicos diferentes para a ordem política do país não mudavam o rumo da questão do racismo e sua violência legalizada e sancionada pelo Congresso. 

   Já o Barão de Mauá representa uma tentativa no século XIX de desenvolvimento do cenário industrial brasileiro. No intuito de impulsionar a economia, Mauá investiu em estaleiros e fundições, companhias de linhas telegráficas, ferrovias, iluminação a gás, entre outros negócios. Entretanto, esse crescimento industrial brasileiro esbarrou nos interesses políticos e econômicos da elite rural escravista e dos países concorrentes.


 A resposta correta é a letra D. 




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo