Questão bb88bc66-2d
Prova:PUC - RS 2011
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A Guerra de Canudos é objeto de análise de Euclides da Cunha, em sua obra “Os Sertões”. Ao descrever o desfecho do movimento, o autor afirma:

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A Guerra de Canudos é considerada um movimento

A
monarquista, inspirado nas ideias de Benjamin Constant, já que sua principal luta era pelo retorno da família real ao Brasil.
B
de cunho político-partidário, liderado por Padre Cícero no sertão baiano, tendo o intuito de combater a fome e a miséria.
C
de cunho messiânico, liderado por Antônio Conselheiro, que conseguiu reunir cerca de 20 mil seguidores, pregando a salvação da alma.
D
abolicionista, por isso refugiou grande contingente de ex-escravos, o que passou a prejudicar os latifúndios por falta de mão-de-obra, ocasionando uma reação militar.
E
sertanejo, já que reuniu população do interior paulista que se dedicava à criação de animais para subsistência e a pequenas plantações em latifúndios.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a Guerra de Canudos, iniciada em 1896, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A Guerra de Canudos não foi um movimento monarquista nem inspirado nas ideias de Benjamin Constant, que, na verdade, era um dos líderes republicanos. Além do mais, embora Antônio Conselheiro e seus seguidores fossem críticos da República e, em certa medida, nostálgicos do período monárquico, a motivação principal do movimento era religiosa e social, e não o retorno da família real ao Brasil.


B) Incorreta - A liderança de Canudos foi exercida por Antônio Conselheiro e não por Padre Cícero - líder religioso do Ceará -, e o movimento não tinha um caráter político-partidário, mas sim religioso e social.


C) Correta - A Guerra de Canudos foi um movimento messiânico liderado por Antônio Conselheiro. Ele pregava uma mistura de doutrinas religiosas e sociais, atraindo milhares de seguidores para sua comunidade em Canudos, na Bahia. Conselheiro criticava a República e a Igreja oficial, prometendo um lugar de paz e justiça divina, o que lhe garantiu um grande número de adeptos.


D) Incorreta – Canudos não foi um movimento abolicionista, uma vez que a abolição da escravatura já havia ocorrido em 1888, e a Guerra de Canudos começou em 1896. Embora a comunidade de Canudos tenha acolhido diversos marginalizados, incluindo ex-escravos, o movimento não foi motivado pela questão abolicionista nem por supostos impactos econômicos sobre os latifúndios.


E) Incorreta – Embora tenha reunido sertanejos que viviam de atividades de subsistência, a população de Canudos (na Bahia) era principalmente composta por nordestinos, e não tinha ligação específica com o interior paulista ou com latifúndios paulistas.


Gabarito – Letra C


Referência:


Galvão, Walnice Nogueira. No calor da hora: a guerra de Canudos nos jornais. Recife: Cepe Editora, 2019.


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