Questão b534205f-e6
Prova:CÁSPER LÍBERO 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Revolução Chinesa


A fotografia indicada acima foi feita em Beijing, China, em 1989, pelo fotógrafo Jeff Widener.


A imagem pode ser identificada, corretamente, como:

A
emblema do conflito cultural entre modernização e tradição, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.
B
uma prova clara da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua política pela força, resultando na queda regime nos anos seguintes. 
C
uma crítica às políticas de mobilidade urbana na China que obrigam o ser humano a ter de disputar espaço com todo o tipo de veículo.
D
símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante na República Popular da China.
E
um documento histórico que testemunha a invasão da China pelo exército da União Soviética, ocorrida naquele ano.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a imagem proposta pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – O episódio de Tiananmen está relacionado a movimentos pró-democracia e liberdade de expressão, não a questões de valores religiosos ou culturais ancestrais.


B) Incorreta – O Partido Comunista Chinês (PCC) conseguiu reprimir os protestos usando a força militar, e não houve a queda do regime. Pelo contrário, o governo chinês consolidou seu controle após os eventos de 1989 e continua no poder até hoje.


C) Incorreta – Essa alternativa está completamente fora de contexto. A imagem não tem relação com políticas de mobilidade urbana ou disputas de espaço entre pedestres e veículos. O foco da imagem é o confronto político entre um indivíduo e o governo chinês.


D) Correta – a imagem é um símbolo mundial de resistência contra o autoritarismo. Os protestos de Tiananmen em 1989 começaram como uma demanda por reformas democráticas, liberdade de expressão e direitos civis, mas foram violentamente reprimidos pelo governo chinês. O "Tank Man" tornou-se o símbolo da luta pela liberdade individual diante de um governo autoritário, e a censura sobre esse evento continua na China até hoje.


E) Incorreta – Não houve invasão da China pela União Soviética em 1989. O evento retratado na imagem está relacionado à repressão interna do governo chinês contra seus próprios cidadãos, e não a uma invasão estrangeira.


Gabarito – Letra D


Referência:


Sheng, Shu. A história da China Popular no século XX. Editora FGV, 2012.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo