Questão b52af73d-bc
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil



Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada

A
pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar o poder nos municípios.
B
pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira.
C
pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos.
D
pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na nascente república.
E
pela aliança política firmada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal de presidentes originários dessas regiões.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão versa sobre o coronelismo. Aliás, o  título da obra de Vitor N. leal é  citada na entrada da questão é Coronelismo, enxada e voto. A leitura atenta do trecho permite chegar à reposta correta. O tema é recorrente em provas de vestibular e de outros concursos, em função de ser a República Velha um período que solidificou o poder de mando das oligarquias agrárias no Brasil, cujos efeitos e desdobramentos sociais, políticos e econômicos são sentidos até hoje em dia.
                É um tema encontrado em qualquer livro didático de Ensino Médio. Mas o de Luiz Koshiba e Denise Pereira é particularmente elucidativo.
                As ideias – chave para a resolução da questão são : latifúndio, coronelismo , poder local e voto de cabresto. Os oligarcas ( coronéis) tinham como fundamento de seu poder a grande propriedade ( latifúndio) e sua autoridade nos municípios ( poder local). Através do controle dos eleitores ( voto de cabresto) lhes permitia construir uma articulação política que lhes era favorável e que garantia a não interferência do governo central da federação nos estados e municípios.
                Face ao exposto, conclui-se que a única opção correta é a de letra  C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo