Questão b2f99d90-6d
Prova:UFT 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil

Imagem 020.jpg
Imagem 021.jpg

Ainda que discordasse da separação Norte/Centro-Sul de Goiás, a inevitabilidade do Estado do Tocantins já aparecia antecipada em 1986, quando lamentou o poeta Bernardo Elis. As manifestações contrárias à criação do Estado do Tocantins foram sustentadas por algumas lideranças do meio político, empresarial e intelectual goiano.

Sobre as lideranças neste período é INCORRETO afirmar:

A
Estas lideranças apresentam em comum o reconhecimento de que o Norte goiano sempre estivera relegado ao abandono e isolamento dos poderes públicos, o que não constituía, entretanto, um motivo para reivindicação autonomista da região.
B
Dentre as lideranças políticas de Goiás que se posicionaram contrárias à criação do Estado do Tocantins, destacou-se o senador Mauro Borges que, em pronunciamento no Senado, dia 13 de maio de 1985, reconheceu como justas as queixas e frustrações da população nortense pelo desgoverno da região.
C
Onofre Quinan, então Governador de Goiás, deixou claro que era a favor da integridade de Goiás, pois a divisão poderia enfraquecer politicamente o Sul e o Norte do Estado.
D
O escritor Francisco de Brito, natural de Conceição do Norte (Tocantins), se posicionou contrário à emancipação por considerar que a região não tinha auto-sustentação econômica.
E
A situação mais expressiva de manifestação contrária foi o posicionamento do Deputado Brito Miranda que considerou a divisão do Estado uma ideia suicida que traria uma série de inconvenientes que vão desde o terreno da cultura até o da política.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo