Questão b2bed14b-a6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e
as elites, o islamismo foi bem recebido e conseguiu vários
adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente,
antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta.
(...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e
aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava
as histórias sagradas às genealogias, acreditava na
revelação divina, na existência de um criador e no destino.
(...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que
o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do
fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião
tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves."
(Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira. 2011)
Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história
da África, é correto afirmar que
“Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e
as elites, o islamismo foi bem recebido e conseguiu vários
adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente,
antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta.
(...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. (...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves."
(Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira. 2011)
Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história da África, é correto afirmar que
(...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. (...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves."
(Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira. 2011)
Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história da África, é correto afirmar que
A
a penetração do islamismo nas regiões subsaarianas
mostrou-se superficial porque atingiu poucos setores
sociais, especialmente aqueles voltados aos negócios
comerciais, além de sofrer forte concorrência do cristianismo.
B
a presença do islamismo no continente africano derivou
da impossibilidade dos árabes em ocupar regiões na
Península Ibérica, o que os levou à invasão de territórios
subsaarianos, onde ocorreu violenta imposição religiosa.
C
o desprezo das sociedades africanas pela tradição árabe
gerou transações comerciais marcadas pela desconfiança
recíproca, desprezo mudado, posteriormente, com o abandono
das religiões primitivas da África e com a hegemonia
do islamismo.
D
o comércio transaariano foi uma das portas de entrada do
islamismo na África, e essa religião, em algumas regiões
do continente, ou incorporou-se às religiões tradicionais
ou facilitou uma convivência relativamente harmônica.
E
as correntes islâmicas mais moderadas, caso dos sunitas,
influenciaram as principais lideranças da África ocidental,
possibilitando a formação de novas denominações religiosas, não islâmicas, desligadas das tradições
tribais locais.