Questão b1bd8ba9-ce
Prova:IF Sul - MG 2018
Disciplina:História
Assunto:Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil

Observe a charge:


                     

Charge de Honoré Daumier, publicada no La Caricature (1832-1834). Disponível em:<http://www.dpedroiv.parquesdesintra.pt/cronologia/1834/maio/26/assinatura-do-tratado-de-evoramonte--no-alentejo/124> . Acesso em: 30/03/2018.


A charge acima retrata uma das constantes críticas feitas ao Imperador Dom Pedro I. Sua impopularidade cresceu gradativamente a partir da imposição da Constituição de 1824 que instalou o poder moderador e transformou o país em uma Monarquia Hereditária disfarçada de constitucional.


Assinale a alternativa que interpreta CORRETAMENTE a charge de Honoré Daumier associada à abdicação do trono por Dom Pedro I em 1831. 

A
A charge apresenta o episódio conhecido como a Noite das Garrafadas ocorrido no dia 13 de março de 1831, quando brasileiros e portugueses entraram em conflito nas ruas do Rio de Janeiro.
B
A charge apresenta a destituição do Ministério de Dom Pedro I composto somente por brasileiros. A destituição reproduzia um sentimento absolutista do imperador que enfrentou uma manifestação no Campo de Santana, exigindo a volta do ministério deposto.
C
A charge apresenta o envolvimento do imperador na crise sucessória de Portugal, iniciada com a morte de Dom João VI, em 1826, passando pela abdicação do trono em favor de sua filha e pelo governo de Dom Miguel como príncipe regente em Portugal.
D
A charge apresenta a disputa entre Brasil e Argentina pelo domínio da Província Cisplatina, iniciada em 1825.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a charge proposta pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Embora a Noite das Garrafadas tenha sido um evento significativo que contribuiu para a abdicação de Dom Pedro I, a charge específica não retrata este episódio.


B) Incorreta - Este evento também contribuiu para a crescente impopularidade de Dom Pedro I e sua abdicação, mas novamente, a charge não está ilustrando este acontecimento específico.


C) Correta - A charge de Honoré Daumier, publicada no La Caricature, critica o envolvimento de Dom Pedro I na crise sucessória portuguesa, que se intensificou após a morte de seu pai, Dom João VI, em 1826. Com a morte de Dom João VI, Dom Pedro I se viu diante de uma complexa situação política, pois ele era o herdeiro legítimo do trono português. No entanto, para evitar a união das coroas do Brasil e Portugal, que poderia desagradar tanto brasileiros quanto portugueses, Dom Pedro I abdicou do trono português em favor de sua filha, Dona Maria II, que na época era ainda uma criança. Para garantir a estabilidade em Portugal, Dom Pedro nomeou seu irmão mais novo, Dom Miguel, como regente em nome de Dona Maria II. Contudo, Dom Miguel usurpou o poder, se declarando rei e instaurando um regime absolutista, o que desencadeou a Guerra Civil Portuguesa entre miguelistas (apoiadores de Dom Miguel) e liberais (apoiadores de Dona Maria II e da constituição outorgada por Dom Pedro I). Portanto, a charge de Daumier retrata de maneira satírica essa situação ao mostrar Dom Pedro I, com semblante irritado, sendo segurado por uma figura que aponta para a coroa na cabeça de Dom Miguel, sugerindo que este agora é o rei.


D) Incorreta – A Guerra da Cisplatina foi um conflito importante durante o reinado de Dom Pedro I, mas a charge não está relacionada a este evento.


Gabarito – Letra C


Referência:


de Matos Fernandez, Hugo Carvalho. "'Pior que Inimigos, Irmãos': Sobre a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834):'Worse Than Enemies, Brothers': About the Portuguese Civil War (1828-1834)." Perspectivas-Journal of Political Science 15 (2015): 75-93.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo