Questão b1b96a61-ce
Prova:IF Sul - MG 2018
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Leia o texto:


O outro exemplo é tirado do Jornal de Notícias (Bahia), de 23 de fevereiro de 1903, e mostra que a intolerância contra a cultura negra atingia até o carnaval: ‘O carnaval deste ano, não obstante o pedido patriótico e civilizador que fez o mesmo, foi ainda a exibição pública do candomblé, salvo raríssimas exceções. Se alguém de fora julgar a Bahia pelo seu carnaval, não pode deixar de colocá-la a par da África e note-se, para nossa vergonha, que aqui se acha hospedada uma comissão de sábios austríacos que, naturalmente, de pena engatilhada, vai registrando estes fatos para divulgar nos jornais da culta Europa, em suas impressões de viagem. [...]”.

                             HAUCK, J. et. AL. A história da Igreja no Brasil. T. II, v. 2. p. 278-287.


Observe a imagem: 


                   

Foliões, Augusto Malta. Carnaval, Rio de Janeiro, 1920. Disponível em:<https://www.pinterest.pt/pin/230105862181537424/>  Acesso em: 30/03/2018.


No cotejamento entre texto e imagem, nota-se a existência de uma batalha pelo espaço público, uma luta social no Brasil Republicano. As principais características desta luta estão expostas CORRETAMENTE em:

A
A batalha pelo espaço público era uma simples luta de confetes e serpentinas, uma forma bem comportada de projeção social e busca da igualdade.
B
Os desfiles de foliões em carros abertos representavam os anseios da população subalterna que descia os morros e eram acolhidos com hospitalidade pelos setores das camadas dominantes.
C
O espaço público era disputado no Carnaval porque as autoridades procuravam transformar a população subalterna em espectadora.
D
A transformação do espaço público ocorre em função dos festejos do Carnaval, que associava a população subalterna e os dominantes em uma grande confraternização humanista.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a imagem e texto associados buscamos a opção correta.

A) O texto destaca a preocupação da autoridades com uma possível transmissão de imagem negativa sobre o Brasil em relação a Europa devido a presença de estrangeiros o que acaba em demonstração pública de segregação racial e cultural, sendo bem mais complexo que uma simples disputa por espaço.
B) Na imagem é nítida a impressão de que apenas membros de classes superiores participavam do desfile em carros, enquanto se pode notar populares de pé nas ruas atrás do veículo.
C) Conforme é possível observar da imagem e do texto existiu uma tentativa clara de elitizar o carnaval, tornando a festa de origem popular um desfile de abastados em veículos caros e aos populares cabe apenas o papel de expectadores de pé em calçadas a acompanhar o cortejo. Porém como a festo ocorre nas ruas é quase impossível proibir efetivamente os modos populares mais tradicionais de festejo criando uma tensão social no decorrer da festa.
D) Uma confraternização em termos humanistas não seria baseada em franca segregação socioeconômica conforme se pode observar no texto e imagem associados.
GABARITO DO PROFESSOR: C
 




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo