Questão af877fc0-be
Prova:ENEM 2007
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Imagem 031.jpg

Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro.

Oswald de Andrade. Marco Zero II – Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991.

Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração européia para o Brasil, é correto afirmar que

A
a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista.
B
a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil.
C
os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil.
D
Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante.
E
Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos ex- escravos.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Como muitas questões do ENEM, esta depende em muito da atenta leitura do trecho transcrito e a observação da pintura apresentada. Na pintura estão retratados imigrantes chegando ao porto. Poderia ser qualquer porto da América mas, ao que tudo indica, o artista retratou o porto de Santos, em São Paulo.É claramente um documento imagético. Através dele podemos ter referências acreca do momento histórico retratado.
O texto de Oswald de Andrade pode gerar algumas dúvidas e a marcação da opção B como correta pois cita Buenos Aires. O que ele simboliza através da expressão “ É aqui, Buenos Aires é aqui! “ pode ser entendido como uma demonstração de como os imigrantes eram iludidos acerca do lugar para onde iam ou o fato de nada saberem acerca da nova terra e, consequentemente, tornando-se mais vulneráveis à exploração dos proprietários de terra que pouca diferença faziam entre o braço escravo e o trabalho assalariado do imigrante. Para eles a questão era apenas  o custo mais baixo para a mão de obra e uma suposta melhoria  da qualidade do trabalhador por ser branco.
A opção que apresenta uma síntese destas ideias e corresponde ao que o quadro e o trecho expressam é a de letra C
 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo