Questão a89c2cf0-fc
Prova:UFC 2015
Disciplina:Português
Assunto:Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo)

No primeiro parágrafo do texto 2 (linhas 01-08), o tempo verbal utilizado quando se expressa um comentário é o:

A
imperfeito do indicativo, como em “ficava” (linha 01).
B
imperfeito do subjuntivo, como em “abandonassem” (linha 03).
C
imperfeito do indicativo, como em “existia” (linha 04).
D
mais-que-perfeito, como em “pensara” (linha 06).
E
presente do indicativo, como em “pensa” (linha 07).

Gabarito comentado

P
pedrocostamentorqc@mailinator.comMonitor do Qconcursos

Tema central: O principal foco da questão é a identificação do tempo verbal empregado para expressar um comentário em um trecho textual, exigindo conhecimentos de morfologia verbal e aplicação dos tempos do indicativo conforme a norma-padrão.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa E) presente do indicativo, como em “pensa” é a correta. Pela gramática normativa (cf. Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa), o presente do indicativo expressa uma ação atual, um estado permanente ou opiniões/comentários que se apresentam como verdade no momento da fala.

Na estrutura textual analisada, o verbo “pensa” está no presente do indicativo, sendo utilizado para registrar um comentário do narrador ou autor, aproximando o leitor de sua reflexão imediata. Esse uso é fundamental em textos opinativos ou quando se quer demonstrar raciocínios atuais, conforme prescreve Celso Cunha & Lindley Cintra: “o presente verbaliza fatos simultâneos ao ato da enunciação ou enunciados objetivamente válidos”.

Análise das alternativas incorretas:

A) “ficava” – imperfeito do indicativo: Refere-se a ações contínuas ou habituais no passado, sem expressar comentário pontual ou atual.
B) “abandonassem” – imperfeito do subjuntivo: Usado para hipóteses ou condições, não serve para pontuar comentários do narrador.
C) “existia” – imperfeito do indicativo: Assim como “ficava”, descreve circunstâncias passadas e não opiniões atuais.
D) “pensara” – mais-que-perfeito: Relata ação anterior a outra no passado, inaplicável à função de registrar o raciocínio do narrador no presente.

Estrategicamente, é essencial atentar ao uso do presente do indicativo em questões que pedem a reflexão ou comentário do autor. Pegadinhas comuns incluem a tentativa de confundir tempos verbais passados (imperfeito, mais-que-perfeito) com o tempo presente, o único adequado para dar atualidade, vivacidade e universalidade a opiniões no texto.

Em concursos, localize o núcleo verbal e analise: o tempo expressa ação habitual, hipotética ou presente? Só o presente do indicativo confere ao comentário a força de atualidade!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo