Questão a5170486-bc
Prova:
Disciplina:
Assunto:
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a "confiança" dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a "confiança" dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que
O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do
homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de
classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em um a classe operária,
diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes
deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade de mobilização
permanente.
O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em um a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade de mobilização permanente.
A
a competividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
B
a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
C
a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
D
o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
E
a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
Gabarito comentado
Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Ao longo do século XIX, ocorreu o amadurecimento do movimento operário. Inicialmente, houve ações pontuais de homens e mulheres acuados pela miséria e pela fome e reações brutais de artesões que quebraram máquinas e queimaram fábricas. Aos poucos, cresce o esforço de organização, de comunidade e de solidariedade. Na Inglaterra, acontecem, por exemplo, o Movimento Cartista (1838-48) e a fundação do Congresso dos sindicatos (trade unions) em 1868.
Paralelamente, o pensamento socialista toma forma durante o século XIX. Analisando o desenvolvimento do capitalismo e da burguesia, Karl Marx defendeu que o processo de produção capitalista não produz apenas mercadoria ou mais valia, na verdade, eterniza a relação social entre capitalista e assalariado. Nesse sentido, a emancipação dos trabalhadores deve passar, necessariamente, pela transformação da economia capitalista. Na visão de Marx, essa mudança deveria ser radical, indo além da derrubada do capitalismo, objetivando o fim da sociedade de classes.
Gabarito: BParalelamente, o pensamento socialista toma forma durante o século XIX. Analisando o desenvolvimento do capitalismo e da burguesia, Karl Marx defendeu que o processo de produção capitalista não produz apenas mercadoria ou mais valia, na verdade, eterniza a relação social entre capitalista e assalariado. Nesse sentido, a emancipação dos trabalhadores deve passar, necessariamente, pela transformação da economia capitalista. Na visão de Marx, essa mudança deveria ser radical, indo além da derrubada do capitalismo, objetivando o fim da sociedade de classes.