Questão a37624eb-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia
deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos
fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos
Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência
com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos
sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda:
“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32).
Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por
Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos),
mas tal milagre — o mais notório possível segundo as
classificações posteriores dos hagiógrafos medievais
— não é assimilável ao retorno de um fantasma.
Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias
depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição
universal dos mortos no fim dos tempos.
SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval.
São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
De acordo com o texto, a representação da morte
ganhou novos significados nessa religião para
A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia
deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos
fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos
Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência
com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos
sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda:
“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32).
Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por
Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos),
mas tal milagre — o mais notório possível segundo as
classificações posteriores dos hagiógrafos medievais
— não é assimilável ao retorno de um fantasma.
Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias
depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição
universal dos mortos no fim dos tempos.
SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval.
São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
De acordo com o texto, a representação da morte
ganhou novos significados nessa religião para
A
extinguir as formas de ritualismo funerário.
B
evitar a expressão de antigas crenças politeístas.
C
sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.
D
enfraquecer a convicção na existência de demônios.
E
consagrar as práticas de contato mediúnico
transcendental.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
O texto de apoio aborda a construção histórica do texto da bíblia e demonstra como um tema recorrente de povos anteriores ao cristianismo, o culto aos antepassados mortos, foi deixado de fora dos textos escolhidos para sua confecção. O enunciado questiona a motivação por trás da ressignificação da morte no cristianismo.
A) O ritualismo funerário continuou existindo só que nos moldes cristãos substituindo ritos anteriores.
B) Muitas das tradições cristãs são readaptações de culturas anteriores com novo significado adaptado de forma a evitar a manutenção de crenças antigas. A reverência a espíritos de antepassados é fenômeno amplamente estudado pela antropologia em povos tradicionais até os dias de hoje. Alternativa correta.
C) Rituais de exorcismo não têm relação alguma com o culto a antepassados mortos e sua ressignificação pelo cristianismo em seus primórdios.
D) A própria Igreja admitiu a existência de demônios em diversos momentos históricos. E) Tais práticas que remetem a um cristianismo místico estiveram presentes em correntes primordiais e foram sistematicamente combatidas até seu desaparecimento formal pela religião institucionalizada.
Gabarito do professor: B