Questão a3306c9b-b6
Prova:ENEM 2019, ENEM 2019
Disciplina:História
Assunto:História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

A
sintetizam os ensinamentos da catequese.
B
enfatizam os esforços de colonização.
C
tipificam os sítios arqueológicos.
D
relativizam os registros oficiais.
E
substituem as narrativas orais.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Questão que aborda o método de produção da historiografia e demonstra que a variedade de fontes é sempre bem vinda para a construção de um sólido conhecimento sobre um período histórico. As crônicas permitem variar fontes e discursos solidificados sobre determinados temas como sociedade pré-colombianas.  O enunciado busca a alternativa que melhor demonstra a relevância dessas fontes alternativas. 
A) Esse ensinamentos são amplamente conhecidos dada a condição de letramento dos religiosos que a realizavam e, portanto, estão longe de ser fontes alternativas com novas informações ou enfoques.

B) Entram na categoria de fontes oficiais produzidas por funcionários coloniais e amplamente conhecidas.

C) Arqueologia não faz parte da abordagem de interpretação de crônicas descrita no texto.

D) A utilização de crônicas como fontes alternativas permite uma visão diferenciada dos registros oficiais amplamente visitados e conhecidos. Alternativa correta. 
E) Somam-se às narrativas orais e não as substituem. 




Gabarito do professor: D

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo