Questão 9d57ad5d-5f
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos, História da América Latina, Mercantilismo e a economia de Estados

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções. 

GALEANO. E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970. o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

A
produção inovadora de padrões de tecnologia.
B
superação paulatina do caráter agroexportador.
C
apropriação imperialista dos recursos territoriais.
D
valorização econômica dos saberes tradicionais.
E
dependência externa do suprimento de alimentos.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A visão de Eduardo Galeano, em sua obra Veias Abertas da América Latina , é bastante radical no que tange à exploração das regiões da América Latina. Ele coloca o peso da dependência primordialmente nos “ombros" dos colonizadores europeus e, também, sobre as práticas exploradoras das elites brancas, de descendência igualmente europeia. 
Podemos considerar que a análise de Galeano desconsidera uma série de fatores internos e entende os processos históricos da região de uma forma “ outside in “ ou seja, de “ fora para dentro", sendo os fatores externos determinantes do processo interno. Desconsidera ainda especificidades e a singularidade de cada região dentro do “ pacote" América Latina" 
É um texto da década de 1970, quando a opção teórica marxista era dominante na área das Ciências Sociais . Segundo esta ótica de análise, então, a caracterização da posição da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho seria dada pelo (a)....
A) INCORRETA – O que existe nas regiões dependentes é exatamente a pouca produção de ciência e tecnologia. Este é o grande motor da dependência nos dias de hoje. 
B) INCORRETA- O caráter agroexportador é marca das economias latino-americanas até hoje. Até poderia não ser um problema se os produtos exportados fossem vitais e variassem pouco de preço no mercado internacional. Como tal não acontece, a agro exportação traz divisas mas agudiza a dependência. 
C) CORRETA – Esta é a alternativa correta. A dominação europeia na América, desde o século XV, levou à expropriação de riquezas da região considerada hoje América Latina – conceito, aliás, criado por europeus simbolizando uma similitude que, na verdade, não existe. Desde a ocupação a região passou a ser fornecedora de commodities a baixo preço. A alternativa pode trazer dúvidas porque há controvérsias acerca da utilização do conceito “imperialismo" desde a colonização dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, que tem caráter mercantilista. No entanto, as outras alternativas são inadequadas 
D) INCORRETA – Os saberes tradicionais são de pouca valoração econômica 
E) INCORRETA- A grande dependência externa advém da necessidade de capital financeiro e de transposição de tecnologia 

Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo