Questão 9d31efd3-b9
Prova:UERJ 2014
Disciplina:Atualidades
Assunto:Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade

A ONU e o meio ambiente

Pode-se dizer que o movimento ambiental começou séculos atrás, como resposta à industrialização. Após a Segunda Guerra Mundial, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. Em 1972, a Organização das Nações Unidas convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, na Suécia, em Estocolmo. A declaração final do evento contém dezenove princípios que representam um manifesto ambiental para nossos tempos.

Adaptado de onu.org.br.


A Conferência de Estocolmo e o surgimento de organizações ambientalistas, como Greenpeace e WWF, provocaram mudanças na percepção social da questão ambiental no final do século XX.
Dentre essas mudanças, a mais difundida foi a conscientização da:

A
limitação da tecnologia moderna
B
dimensão da interferência humana
C
recorrência do desmatamento intenso
D
insuficiência do abastecimento alimentar

Gabarito comentado

G
Giulia FernandesMonitor do Qconcursos
A questão em pauta evoca uma reflexão crítica sobre as consequências da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano de 1972, um marco no reconhecimento global das interferências humanas no meio ambiente. Esta conferência, juntamente com o surgimento de organizações como Greenpeace e WWF, evidenciou a necessidade de uma ação coletiva para a preservação ambiental e destacou a urgência de enfrentar as adversidades provocadas pela atividade humana sobre o planeta. O enfoque da questão aponta para a maior conscientização das dimensões e impactos dessa interferência, um tema que continua a ganhar relevância à medida que enfrentamos desafios ambientais cada vez mais complexos.

Ao longo das décadas seguintes, a participação ativa de entidades globais e a implementação de políticas internacionais evidenciaram a importância de uma compreensão ampla sobre o impacto humano no meio ambiente. Dados da ONU indicam que as áreas mais críticas incluem alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Esses problemas são exasperados pela expansão desenfreada das atividades industriais e pelo consumo insustentável de recursos naturais, aspectos que foram reconhecidos e discutidos extensivamente em conferências subsequentes, como a Rio-92 e o Protocolo de Kyoto.

A) Errada. A conferência e as organizações não focalizaram primariamente as limitações da tecnologia moderna, mas sim como essa tecnologia poderia ser empregada de maneira sustentável para mitigar impactos ambientais.

B) Certa. Esta é a alternativa correta, pois reflete o aumento da conscientização sobre a grande escala da interferência humana no meio ambiente, tema central das discussões na Conferência de Estocolmo e de muitos esforços ambientais subsequentes.

C) Errada. Embora o desmatamento seja uma preocupação ambiental significativa, a conferência não se limitou a este aspecto, mas abordou uma ampla gama de impactos ambientais, fazendo desta opção uma resposta incompleta e menos abrangente que a alternativa B.

D) Errada. A insuficiência do abastecimento alimentar é um problema crítico global, mas não foi o foco principal da conscientização que emergiu especificamente da Conferência de Estocolmo, que tratava mais diretamente das questões de poluição e exploração dos recursos naturais de forma insustentável.

A temática da interferência humana no meio ambiente é uma das mais críticas na agenda global contemporânea, sendo essencial para a formulação de políticas públicas e estratégias de sustentabilidade. A resposta correta à questão, portanto, é a alternativa B, que encapsula a essência da conscientização elevada que surgiu a partir dessas discussões internacionais.

Resposta: B

Gabarito do Professor: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo