Questão 9b406174-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em 325 d.C. o Imperador Constantino
convocou o Concílio de Nicéia. O fragmento
textual a seguir é do credo retirado deste
Concílio:
“Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso,
Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis;
E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de
Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da
substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado,
não criado, consubstancial do Pai, por quem
todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o
qual por causa de nós homens e por causa de
nossa salvação desceu, se encarnou e se fez
homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os
mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos
àqueles que dizem: ‘existiu quando não era’ e
‘antes que nascesse não era’ e ‘foi feito do
nada’, ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente,
ou foi criado, ou é sujeito à alteração e
mudança, a estes a Igreja Católica
anatematiza”.
Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia.
Disponível em:
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/historia_da_igreja/primeiro_concilio_ecumenico_de_niceia.html
Acesso em: 18 de abril de 2011.
A partir da leitura do fragmento textual,
assinale a alternativa correta.
Em 325 d.C. o Imperador Constantino
convocou o Concílio de Nicéia. O fragmento
textual a seguir é do credo retirado deste
Concílio:
“Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso,
Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis;
E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de
Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da
substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado,
não criado, consubstancial do Pai, por quem
todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o
qual por causa de nós homens e por causa de
nossa salvação desceu, se encarnou e se fez
homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os
mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos
àqueles que dizem: ‘existiu quando não era’ e
‘antes que nascesse não era’ e ‘foi feito do
nada’, ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente,
ou foi criado, ou é sujeito à alteração e
mudança, a estes a Igreja Católica
anatematiza”.
Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia.
Disponível em:
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/historia_da_igreja/primeiro_concilio_ecumenico_de_niceia.html
Acesso em: 18 de abril de 2011.
A partir da leitura do fragmento textual,
assinale a alternativa correta.
A
O fragmento textual faz referência a
anatematizar todas as religiões que não
aceitam a Jesus como o salvador, sobretudo,
os islâmicos.
B
O fragmento textual faz referência ao
Concílio de Nicéia, proposto pelo imperador
Constantino como uma das formas de
garantir a fragmentação da Igreja Católica e,
com isto, sua dominação pelo Estado laico.
C
O fragmento textual faz referência a um
julgamento em que o condenado é o Bispo
de Nicéia, que duvidava da divindade de
Jesus e ameaçava o poder de Constantino.
D
O fragmento textual faz referência ao
sacerdote alexandrino Ário, que recusava o
caráter divino de Cristo. O Concílio de Nicéia
definiu que Pai e Filho eram da mesma
substância e condenou o arianismo.
E
O fragmento textual faz referência ao
Concílio de Nicéia, que foi feito para
regulamentar o Cristianismo como a religião
oficial do Império Romano e assim garantir o
poder do imperador como o representante de
Deus na terra.