Um designer de jogos planeja um jogo que faz uso
de um tabuleiro de dimensão n x n, com n ≥ 2 , no qual
cada jogador, na sua vez, coloca uma peça sobre uma
das casas vazias do tabuleiro. Quando uma peça é
posicionada, a região formada pelas casas que estão na
mesma linha ou coluna dessa peça é chamada de zona
de combate dessa peça. Na figura está ilustrada a zona
de combate de uma peça colocada em uma das casas de
um tabuleiro de dimensão 8 x 8 .
O tabuleiro deve ser dimensionado de forma que a
probabilidade de se posicionar a segunda peça
aleatoriamente, seguindo a regra do jogo, e esta ficar
sobre a zona de combate da primeira, seja inferior a 1/5 .
A dimensão mínima que o designer deve adotar para
esse tabuleiro é
Um designer de jogos planeja um jogo que faz uso de um tabuleiro de dimensão n x n, com n ≥ 2 , no qual cada jogador, na sua vez, coloca uma peça sobre uma das casas vazias do tabuleiro. Quando uma peça é posicionada, a região formada pelas casas que estão na mesma linha ou coluna dessa peça é chamada de zona de combate dessa peça. Na figura está ilustrada a zona de combate de uma peça colocada em uma das casas de um tabuleiro de dimensão 8 x 8 .
O tabuleiro deve ser dimensionado de forma que a probabilidade de se posicionar a segunda peça aleatoriamente, seguindo a regra do jogo, e esta ficar sobre a zona de combate da primeira, seja inferior a 1/5 .
A dimensão mínima que o designer deve adotar para
esse tabuleiro é