Um jogo pedagógico utiliza-se de uma interface
algébrico-geométrica do seguinte modo: os alunos devem
eliminar os pontos do plano cartesiano dando “tiros”,
seguindo trajetórias que devem passar pelos pontos
escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve escrever em
uma janela do programa a equação cartesiana de uma
reta ou de uma circunferência que passa pelos pontos
e pela origem do sistema de coordenadas. Se o tiro for
dado por meio da equação da circunferência, cada ponto
diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se
o tiro for dado por meio da equação de uma reta, cada
ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto.
Em uma situação de jogo, ainda restam os seguintes
pontos para serem eliminados: A(0 ; 4), B(4 ; 4), C(4 ; 0),
D(2 ; 2) e E(0 ; 2 ).
Passando pelo ponto A, qual equação fornecería a maior
pontuação?
Um jogo pedagógico utiliza-se de uma interface algébrico-geométrica do seguinte modo: os alunos devem eliminar os pontos do plano cartesiano dando “tiros”, seguindo trajetórias que devem passar pelos pontos escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve escrever em uma janela do programa a equação cartesiana de uma reta ou de uma circunferência que passa pelos pontos e pela origem do sistema de coordenadas. Se o tiro for dado por meio da equação da circunferência, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se o tiro for dado por meio da equação de uma reta, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto. Em uma situação de jogo, ainda restam os seguintes pontos para serem eliminados: A(0 ; 4), B(4 ; 4), C(4 ; 0), D(2 ; 2) e E(0 ; 2 ).
Passando pelo ponto A, qual equação fornecería a maior
pontuação?