Questão 98555b27-e8
Prova:ENEM 2018
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.

VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado).


Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:

A
Identificação forçada de homens analfabetos.
B
Monitoramento legal dos pleitos legislativos.
C
Repressão explícita ao exercício de direito.
D
Propaganda direcionada à população do campo.
E
Cerceamento policial dos operários sindicalizados.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
O texto de apoio traz trecho de importante obra literária brasileira que aborda a realização de eleições durante a Primeira República. No fragmento é possível perceber o sistemático uso da violência e da intimidação como parte importante dos processos eleitorais. O enunciado busca a alternativa que demonstra corretamente o aspecto demonstrado no texto.

Análise das alternativas:

A) Homens analfabetos eram legalmente impedidos de votar segundo a constituição de 1891.

B) O texto fala em capangas e não em oficiais de justiça ou fiscais eleitorais.

C) A repressão era a livre escolha de candidato pelos eleitores exercida pelas elites políticas da época através de mecanismos amplamente conhecidos como o voto aberto, o curral eleitoral, o voto de cabresto e a compra de votos. Alternativa correta. 

D) No período citado, a maioria da população morava no campo e através dos diversos mecanismos de fraude eleitoral existentes na época quem controlasse a maior quantidade de territórios rurais ganharia a eleição. A propaganda tinha pouca importância e ficava restrita a centros urbanos. 

E) Isto ocorria de fato, mas como a maioria dos eleitores estavam no meio rural a influência eleitoral de trabalhadores sindicalizados era mínima. 





Gabarito do professor: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo