A tribo não possui um rei, mas um chefe que não
é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente
que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de
nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma
ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da
tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço
da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente
encarregado de eliminar conflitos que podem surgir
entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe,
para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio
que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente
prestígio não significa poder, e os meios que o chefe
detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se
ao uso exclusivo da palavra.
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado.
Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).
O modelo político das sociedades discutidas no texto
contrasta com o do Estado liberal burguês porque se
baseia em:
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra.
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).
O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em: