Questão 97d07aef-e8
Prova:ENEM 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).


O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do(a)

A
surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas cruzadas.
B
descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.
C
alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.
D
afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.
E
criação das faculdades de medicina, promovida pelo renascimento urbano.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
As cruzadas são um dos mais importantes tópicos dos estudos medievais. O texto de apoio aborda a relação entre as ordens religiosas e as campanhas militares nas cruzadas. O enunciado busca a alternativa correta sobre o fenômeno descrito.  
Análise das alternativas:

A) As cruzadas possuíam forte justificativa religiosa para sua fundamentação e os cavaleiros, equivalentes aos militares profissionais da época, tinham importante papel nas campanhas. A união destes dois mundos resultou na criação de ordens religiosas guerreiras como os hospitalários descritos no texto ou os famosos templários amplamente divulgados na literatura e cinema. Alternativa correta. 
B) No período feudal, o poder descentralizado era o temporal exercido pelo Rei que dependia de seus vassalos nobres para diversas funções. O poder religioso, embora muitas vezes se chocasse com os interesse de nobres e reis, sempre esteve o máximo possível centralizado na figura do papa e da Igreja. 
C) Cronologicamente, a grande peste é posterior as cruzadas e sequer é citada no texto.
D) O texto refere-se à vocação caritativa da ordem dos hospitalários o que significa que eles apoiavam os peregrinos mendicantes em suas longas viagens a locais sagrados.   
E) Cronologicamente, o chamado renascimento urbano, caracterizado pelo florescimento de burgos as cidades medievais, é posterior as cruzadas. 
 


Gabarito do professor: A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo