Questão 96a9f243-e4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“É impossível dissociar Oscar Niemeyer de
Brasília. [...] Niemeyer foi escolhido para projetar todas as edificações monumentais da nova capital
por decisão de Juscelino Kubitschek. Prefeito de
Belo Horizonte, no início dos anos 1940 ele já havia
pedido ao arquiteto desenhos para as principais
instalações da Pampulha, um novo bairro da cidade.
Juscelino viu sua realização estampada nos jornais,
nas revistas e nas principais publicações de
arquitetura do mundo. Entendeu, rapidamente, que a
arquitetura de Niemeyer, por ser popular e de
qualidade, podia trazer ganhos políticos. Juscelino
queria o mesmo para a capital federal. [...] Era
necessário criar um novo monumentalismo que
simbolizasse ao mesmo tempo uma sociedade
jovem, ousada, dinâmica e democrática.”
VEJA: Brasília 50 anos. São Paulo: Abril, n. 2138, nov. 2009,
p.62.
Acerca dos elementos culturais e das transformações
dos espaços que constituíram a atual capital federal,
entendemos que:
“É impossível dissociar Oscar Niemeyer de
Brasília. [...] Niemeyer foi escolhido para projetar todas as edificações monumentais da nova capital
por decisão de Juscelino Kubitschek. Prefeito de
Belo Horizonte, no início dos anos 1940 ele já havia
pedido ao arquiteto desenhos para as principais
instalações da Pampulha, um novo bairro da cidade.
Juscelino viu sua realização estampada nos jornais,
nas revistas e nas principais publicações de
arquitetura do mundo. Entendeu, rapidamente, que a
arquitetura de Niemeyer, por ser popular e de
qualidade, podia trazer ganhos políticos. Juscelino
queria o mesmo para a capital federal. [...] Era
necessário criar um novo monumentalismo que
simbolizasse ao mesmo tempo uma sociedade
jovem, ousada, dinâmica e democrática.”
VEJA: Brasília 50 anos. São Paulo: Abril, n. 2138, nov. 2009,
p.62.
Acerca dos elementos culturais e das transformações
dos espaços que constituíram a atual capital federal,
entendemos que:
A
A construção de Brasília visava a atender as
disposições da Constituição dos Estados Unidos
do Brasil (1946), e também era a representação
do desenvolvimento do litoral brasileiro.
B
Significou o endividamento e crescimento do
país, com a criação de uma obra monumental,
cujo objetivo era a síntese das metas de
campanha de Jango.
C
Tinha por função, além de promover o
deslocamento do eixo de poder político para a
região central do Brasil, propiciar a ligação entre
distintas regiões do país, com a criação de infraestrutura.
D
Expressou a criação de um patrimônio cultural
tombado pelo NAFTA.
E
Representou desperdício do erário público,
resultando na Revolução de 1930.