Questão 96a71fce-c3
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e
sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós
mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles
precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao
puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele
desça a examinar-se a si próprio [...].
CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)
A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente
teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação
espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.
Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que
“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e
sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós
mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles
precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao
puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele
desça a examinar-se a si próprio [...].
CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)
A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.
Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que
A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.
Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que
A
suas raízes podem ser encontradas já em fins da Idade Média nas obras e nos pensamentos
de homens, como John Wycliff e Jan Huss, que já, nos séculos XIV e XV, criticavam a venda de
indulgências e a hierarquia eclesiástica.
B
se desenvolveu uma forte crítica ao pensamento racional e ao individualismo moderno, devido
à importância atribuída à Bíblia e a seus códigos morais rígidos.
C
a partir da reforma luterana, desenvolveram-se, por toda a Europa, igrejas protestantes e/ou
reformadas, centralizadas, cujas autoridade e limites se sobrepunham às fronteiras dos Estados
Nacionais do período.
D
a salvação era obtida por meio da graça de Deus, mas também pela participação na eucaristia,
momento em que o pão e o vinho se transformavam no corpo de Cristo (transubstanciação),
segundo João Calvino.