Questão 946f2199-7f
Prova:ENEM 2015
Disciplina:História
Assunto:História Geral

    A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.

WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)

A
progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B
extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C
emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D
afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E
fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

    Max Weber defendia que o mundo pré-moderno era envolto por uma espécie de manto sagrado, com tradições e dogmas religiosos moldando as condutas individuais e sociais. Seria o que no trecho em destaque ele chamou de “forças misteriosas incalculáveis”. Poderia ser entendido, então, como um mundo encantado.

    Com o desenvolvimento tecnológico e científico e com o exacerbamento da lógica capitalista, a racionalização passou a dominar as ações humanas, e o mundo moderno, acabou se tornando “desencantado”, por ter se afastado daquelas crenças tradicionais.

        Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.

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