Questão 93d0214e-7f
Prova:ENEM 2015
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

   Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX.

MARINS, P. C. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica europeia. Revista do LEB, n. 44, fev. 2007.

A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que

A
afirmava a centralidade de um estado na política do país.
B
resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira.
C
evidenciava a importância da produção artística no contexto regional.
D
valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social.
E
destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

  Trata-se de uma questão de interpretação de texto. O autor afirma que a tentativa de construção da memória oficial em relação aos bandeirantes focou no protagonismo do sertanismo paulista. Isso condiz com o período em que essa memória oficial é construída, no início da República Velha, quando o peso político do estado de São Paulo era imenso no governo nacional.

    Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

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