Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,


Gabarito comentado

A alternativa (A) está correta. Como é possível observar no gráfico, a porcentagem de área cultivada permaneceu praticamente inalterada ao longo dos anos, enquanto a produção de grão passou de 56 para 97,5 milhões de toneladas no mesmo período. A única explicação para isso é a intensificação do processo de modernização principalmente nas grandes lavouras do país. Os grandes produtores mecanizaram suas lavouras e, com isso, houve enorme aumento de produtividade no setor, sendo a soja um dos exemplos.
A alternativa (B) está incorreta, pois o gráfico mostra que o aumento da produtividade não foi proporcional ao aumento da incorporação de novas terras. Incorporou-se um milhão de hectares enquanto a produção aumentou em 41,5 milhões de toneladas.
A alternativa (C) está incorreta, pois o aumento da produção ocorreu pela substituição de mão de obra por máquinas, e não pelo uso intensivo de mão de obra.
A alternativa (D) está incorreta, uma vez que a maior parte da exportação de grãos no Brasil é feita por grandes produtores, com grandes lavouras mecanizadas, e não por pequenos produtores. Os últimos atendem principalmente ao mercado interno.
A alternativa (E) está incorreta porque o aumento da produção não decorreu de reforma agrária, mas, sim, da mecanização de grandes lavouras. Ressalta-se que não houve, no país, reforma agrária ampla e efetiva. Muita terra no Brasil ainda é parte integrante de latifúndios improdutivos.