Questão 899da82a-df
Prova:UEFS 2010
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil


A charge, que caracteriza o processo político eleitoral no Brasil, se adequa à situação vivida

A
na fase inicial do atual processo político eleitoral, quando o presidente concedeu uma série de favores à população em troca de votos, provocando a instabilidade econômica e financeira do país. 
B
no período pós Constituição de 1988, quando o direito do voto do analfabeto foi incorporado à Constituição, possibilitando, legalmente, a compra de votos. 
C
no regime militar, quando a ausência de liberdade política obrigava os eleitores a votarem nos candidatos oficiais do governo, através de um sistema de lista única de candidatos. 
D
no regime populista, quando a concessão de favores à classe trabalhadora rural e urbana possibilitou o controle do voto, em prejuízo dos proprietários de terras e dos empresários. 
E
na Primeira República, quando o governo, mesmo aparentando ser liberal e democrático, atendia aos interesses das oligarquias rurais.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre o processo eleitoral brasileiro satirizado na charge em questão buscamos a alternativa correta.

A)  Esta descrição não se relaciona com a charge que faz referência a Primeira República onde o voto não era secreto.
B) Não há qualquer relação direta entre o direito ao voto da pessoa não alfabetizada e o crime eleitoral da compra de votos.
C) O regime ditatorial militar controlava fortemente os resquícios de processo eleitoral que sobraram, após o violento processo de desmonte das garantias democráticas porém, isso não possui relação com a charge que aborda o controle direto dos detentores do poder na época sobre o eleitor .
D) A charge aborda um sistema eleitoral típico do Brasil anterior a urbanização e que portanto defendia basicamente a manutenção do poder de grandes produtores rurais.
E) O sistema eleitoral da República Velha era baseado na combinação do voto aberto com uma sociedade majoritariamente rural, onde os coronéis ainda exerciam grande poder sobre os eleitores que eram comparado a animais de carga que utilizavam amarras chamadas de cabrestos. O voto de cabresto era a garantia oferecida pelos coronéis de que cada eleitor registrado vivendo em sua área de influência votaria de acordo com suas ordens.

GABARITO DO PROFESSOR: E


 




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo