Questão 80d926ef-96
Prova:ENEM 2013
Disciplina:História
Assunto:História Geral

      A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

ARISTÓTELES A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como

A
busca por bens materiais e títulos de nobreza.
B
plenitude espiritual e ascese pessoal.
C
finalidade das ações e condutas humanas.
D
conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
E
expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Em seu livro “Ética e Nicomaco", Aristóteles abordou o tema da felicidade humana. Para ele, a felicidade tem relação direta com a atividade prática da razão. Em sua opinião,  a capacidade de pensar é o que há de melhor no ser humano, uma vez que a razão é nosso melhor guia e dirigente natural. Considerando, portanto, o homem um animal racional, a felicidade só poderia se relacionar com o total desenvolvimento dessa capacidade. Assim, ela é o estado de espírito a que aspira o homem por meio de suas ações e condutas, baseadas na razão, na virtude e na prudência.

Gabarito: C



Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo