Fonte: ROSS, Jurandyr L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2003.
(adaptado)
Os mapas apresentam ocorrências de domínios morfoclimáticos
brasileiros.
É CORRETO afirmar que o domínio morfoclimático
representando no mapa possui as seguintes características:
Fonte: ROSS, Jurandyr L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2003. (adaptado)
Os mapas apresentam ocorrências de domínios morfoclimáticos brasileiros.
É CORRETO afirmar que o domínio morfoclimático representando no mapa possui as seguintes características:
Gabarito comentado
O geógrafo Aziz Ab'Saber (1924-2012) criou o conceito de “domínios morfoclimáticos", que refere à combinação de ambientes baseada nas características do relevo, tipos de solo, formas de vegetação, hidrografia e clima. Ele organizou o território brasileiro em seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Caatinga, Mares de Morros, Cerrado, Araucárias e Pradarias.
A- Correta- O mapa I representa o domínio Mares de Morros, que se desdobra ao longo do litoral brasileiro, do Nordeste ao Sul. Esse domínio apresenta o relevo acidentado e a sua paisagem é lembrada como “meias laranjas” com a parte arredondada para cima e a parte cortada junto ao solo. As serras foram muito erodidas, principalmente pela ação das chuvas (intemperismo químico).
B- Incorreta- O mapa II representa o domínio das Araucárias, que tem o clima subtropical e os solos são úmidos e férteis. Esse domínio está situado no planalto meridional e contempla as principais usinas hidrelétricas do Brasil, por exemplo, a Usina de Itaipu.
C- Incorreta- O mapa III representa o domínio Caatinga, a forma de relevo que predomina são as interplanálticas. Os solos são pedregosos e ralos e a vegetação é adaptada ao clima semiárido, com a presença de arbustos e plantas espinhosas.
D- Incorreta- O domínio da Caatinga apresenta o clima semiárido, caracterizado por altas temperaturas, chuvas irregulares e mal distribuídas. Os solos são pedregosos e ralos e a vegetação é adaptada ao clima. Em relação aos rios, a maioria são temporários ou intermitentes com exceção do rio São Francisco, o principal rio permanente ou perene.
Gabarito do Professor: A