Questõessobre Vegetação

1
1
Foram encontradas 289 questões
26138204-7a
ENEM 2022 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

TEXTO I


            O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.

SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano:

agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).


TEXTO II

        O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.



Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?

A
Mercantilização da natureza.
B
Valorização cultural da paisagem.
C
Organização da produção familiar.
D
Manutenção da cobertura vegetal.
E
Preocupação com os descendentes.
d8c0e55e-73
USP 2021 - Geografia - Vegetação

Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.



Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente. 

  Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13,    doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.


No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a prática de queimadas controladas 

A
contribui para a manutenção da biodiversidade local.
B
constitui uma técnica de ponta para o plantio agrícola.
C
é uma técnica tradicional denominada agricultura itinerante.
D
tem como objetivo permitir a pecuária extensiva.
E
apresenta desvantagem em termos de ganho para a flora.
ac98e23a-57
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a
climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
fff4540f-58
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

“Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical [...].”

     

 Ab’ Saber, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003. p.101.


O excerto acima faz referência ao domínio morfoclimático brasileiro conhecido como

A
Amazônico.
B
Caatinga.
C
Campos de inselbergs.
D
Planalto de araucárias.
b36acfc8-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O declínio das lavras auríferas a partir dos meados do século XVIII foi empurrando inevitavelmente os habitantes dos distritos mineradores cada vez mais para leste, o que fez aumentar as atenções das autoridades para o cumprimento das ordens régias anteriores. Em 4 de março de 1755, o governador mandou instaurar um processo sobre a abertura de algumas picadas na Borda do Campo.
A rigor, portanto, os sertões proibidos constituíam toda a região a leste do Caminho Novo, que interligava a capital ao interior minerador. No entanto, além do respeito a estas ordens, os colonos se viam impedidos de abrir caminhos ou picadas para este território, em particular por uma razão de ordem prática muito mais severa: a grande concentração de indígenas que o habitavam.
Tal território foi incorporado ao que se chamou de Sertões do Leste, ainda que historicamente convencionou-se como conceito mais afeito ao termo sertão aquele vinculado às áreas situadas no interior dos continentes, pouco povoadas, geralmente caracterizadas por baixa pluviosidade e vegetação xerófita.

(IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras,
vol. 2, 2009. Adaptado.)

O excerto caracteriza a expansão da ocupação do território brasileiro para uma área ocupada por uma vegetação de

A
espécies tropicais latifoliadas, na Mata Atlântica da região Sudeste.
B
árvores caducifólias e com espinho, na Caatinga da região Nordeste.
C
vegetação ombrófila densa, na Floresta Amazônica da região Norte.
D
árvores tortuosas e arbustos, no Cerrado da região Centro-Oeste.
E
estrato herbáceo e arbustivo, nos Campos da região Sul.
d14586ad-04
FGV 2020 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Os aromas da floresta, também chamados de compostos orgânicos voláteis biogênicos (BVOCs), quando misturados ao ar amazônico e na presença da radiação solar, oxidam-se e precipitam-se, formando uma poeira finíssima com característica higroscópica, gerando eficientes núcleos de condensação.

(Antonio D. Nobre. O futuro climático da Amazônia. www.socioambiental.org, 2014. Adaptado.)

Segundo o excerto, a presença dessa poeira promove núcleos de condensação, que são formadores

A
de polinização cruzada.
B
do nevoeiro de encosta.
C
de chuvas volumosas.
D
do ciclo de nutrientes.
E
de ventos descendentes.
9c226acd-04
Unimontes - MG 2018 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A vereda é a fitofisionomia com a palmeira do Buriti (Mauritia flexuosa) emergente, em meio a agrupamentos, mais ou menos densos, de espécies arbustivo-herbáceas. As veredas são circundadas por campo limpo, geralmente úmido, e os buritis não formam dossel como ocorre no buritizal. Nas veredas, os buritis caracterizam-se por altura média de 12 a 15 metros e a cobertura varia de 5% a 10%. As veredas são encontradas em solos hidromórficos, saturados durante a maior parte do ano (RIBEIRO; WALTER, 1988).
Disponível em:<https://www.gov.br/icmbio/pt-br>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Sobre a fitofisionomia em destaque no texto, assinale a alternativa CORRETA.

A
A composição florística dessa vegetação é, predominantemente, composta de espécies xerófilas.
B
A degradação ambiental das veredas está diretamente relacionada à atividade mineradora, notadamente de diamantes.
C
A vereda tem papel fundamental na composição da hidrografia do cerrado, haja vista que nela se encontram nascentes dos principais cursos de água desse bioma.
D
A vereda ocorre em área de afloramento de rochas magmáticas, o que permite o lençol freático estar mais próximo da superfície.
cc3dfdc7-03
UEA 2018 - Geografia - Geografia Física, Vegetação


(http://arvoresertecnologico.tumblr.com. Adaptado.)

As características apresentadas correspondem à formação vegetal típica

A
do pantanal.
B
da mata dos cocais.
C
da mata de galeria.
D
das pradarias.
E
dos mangues.
a8a9e3b9-02
UEG 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O Cerrado brasileiro é um hotspot global de biodiversidade em função do número elevado de espécies endêmicas (mais de 4,6 mil espécies que não ocorrem em outro lugar) e da alta taxa de degradação. Um estudo recentemente publicado na revista internacional Nature Ecology & Evolution aponta que o bioma Cerrado perdeu 46% da vegetação nativa e somente 20% permanecem protegidos. Segundo os autores, se não houver um controle do desmatamento, nos próximos 30 anos haverá perda de até 34% das espécies nativas do bioma. O desmatamento nessa região é “causado pela combinação do agronegócio, obras de infraestrutura, pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas”.

Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966>http://. Acesso em: 29 mar. 2017.

Sobre o Cerrado, tem-se o seguinte:

A
a escassez de recursos hídricos e a baixa capacidade de reter água, típicos do bioma, fazem com que sua vegetação apresente grande sensibilidade ao fogo.
B
esse bioma ocupa cerca de 22% da extensão territorial do país, concentrando-se na região centro-sul, cobrindo os estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
C
em condições naturais, o solo do Cerrado é ácido, com baixo teor de cálcio, alumínio e magnésio e grande quantidade de matéria orgânica, o que contribui para a absorção de nutrientes pelas raízes.
D
entre as espécies nativas, muitas são endêmicas, com destaque para o ipê-amarelo, a ararinha-azul, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.
E
é conhecido como uma floresta de cabeça para baixo por apresentar vegetação com raízes muito profundas, que alcançam o lençol freático; além disso, algumas plantas perdem as folhas durante a estação seca.
1a32e439-06
UNICENTRO 2015 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O bioma localizado na maior parte da região Centro-Oeste é caracterizado pela presença de vegetação de pequenos arbustos. O solo desse bioma é deficiente em nutrientes e possui, ainda, alta saturação de alumínio, o que contribui para a baixa produção de biomassa aérea das plantas, causando o escleromorfismo da vegetação nativa.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o bioma descrito.

A
Araucária.
B
Caatinga.
C
Campos.
D
Cerrado.
E
Mangue.
6c3d66b1-ff
URCA 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Analise os mapas abaixo, e correlacione o número com seus respectivos autores:





AUTORES

A – Jurandyr Luciano Sanches Ross

B – Aroldo de Azevedo

C – Aziz Nacib Ab´Saber


A sequência CORRETA é:

A
1C, 2B e 3A;
B
2A, 3B e 1C;
C
3B, 1A e 2C;
D
3A, 1B e 2C;
E
1A, 2B e 3C.
b01fcf7d-02
UEA 2018 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Os gráficos apontam o Índice de Risco à Conservação, estabelecido como a diferença entre a quantidade de áreas degradadas e a quantidade de áreas protegidas pela legislação, em cinco biomas brasileiros.


A partir das informações apresentadas e de conhecimentos sobre o processo de degradação ambiental no Brasil, pode-se afirmar que o bioma com o maior Índice de Risco à Conservação é


A
o Cerrado, devido à produção de grãos.
B
a Amazônia, devido à extração madeireira.
C
o Pantanal, devido à criação de gado.
D
a Caatinga, devido à produção de cana-de-açúcar.
E
o Pampa, devido à prática da silvicultura.
6b8bbb68-01
MACKENZIE 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

QUADRO SINÓTICO DOS PRINCIPAIS BIOMAS DO PLANETA E SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS

Disponível em: http://www.ib.usp.br

Após analisar o quadro, selecione a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente os números I, II, III e IV, respectivamente.


A
I – Cactáceas; II - Umidade e chuvas moderadas; III – Solo raso; IV – Baixa.
B
I – Herbáceas – Liquens e musgos; II – Estação seca longa; III – Fértil; IV – Altíssima.
C
I – Arbustos com galhos retorcidos; II – Duas estações chuvosas; III – Pobre; IV – Baixa.
D
I – Árvores e arbustos; II – Chuvas moderadas; III – Pobre a fértil; IV – Alta.
E
I – Árvores aciculifoliadas; II – Pouca umidade e poucas chuvas; III – Fértil; IV – Muito baixa.
7c0e4557-f6
UNINOVE 2015 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Compreende um conjunto de formações que têm em comum a presença de três estratos herbáceos recobrindo o solo, ocupando 20% do planeta. As árvores são tortuosas e possuem folhas duras. Ocupam terras baixas tropicais com clima sazonal. A precipitação total pode variar de 250 mm/ano até 1300 mm/ ano, sempre com uma estação seca longa. Possui uma fauna muito rica, principalmente em mamíferos.


(José B. Conti e Sueli A. Furlan. “Geoecologia: o clima, os solos e a biota”. In: Jurandyr L. S. Ross (org). Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)


O bioma caracterizado pelo excerto corresponde

A
ao mediterrâneo.
B
à tundra.
C
à pradaria.
D
à savana.
E
à estepe.
d301fe79-8c
UNICAMP 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O que se costuma chamar popularmente de “bioma Mata Atlântica” e de “bioma “Mata Amazônica” não são, na verdade, biomas, mas conjuntos de biomas, uma vez que não apresentam a condição básica do conceito internacional de biomas, isto é: um espaço geográfico natural que se caracteriza pela uniformidade de condições climáticas, edáficas e de fitofisionomias.

(Adaptado de Leopoldo Magno Coutinho, Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos, 2016, p. 34.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta.

A
A ocorrência de savanas no Brasil restringe-se à região Centro-Oeste e a porções interioranas da região Nordeste, em climas que apresentam uma estação seca definida.
B
As florestas no Brasil só ocorrem na zona intertropical, pois esses biomas são adaptados a climas quentes, com precipitação superior a 2.000mm anuais e temperaturas médias superiores a 25ºC.
C
O Pantanal tem clima uniforme e não apresenta uniformidade nas suas características edáficas e na sua fitofisionomia, como exige o conceito de bioma; por isso é considerado um sistema complexo.
D
No clima subtropical, com temperaturas médias anuais de 10ºC a 18ºC, a região Sul do Brasil tem um único bioma, caracterizado por apresentar um dossel formado exclusivamente pela Araucária.
0cbe9403-88
CEDERJ 2020 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Considere a imagem a seguir.


(Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com. Acesso em 19/05/2020.)

No Brasil Meridional, a perda da tropicalidade é uma condicionante climática que tornou possível a existência de uma vegetação de pinhais altos, exóticos, homogêneos, esguios e imponentes, que já sofreu intenso desmatamento pela expansão de atividades agropecuárias, e é conhecida por:

A
pradaria
B
mata das araucárias
C
floresta tropical ombrófila latifoliada
D
caatinga arbustivo-arbórea com cactáceas
c99665e8-83
UFC 2018 - Geografia - Geografia Física, Vegetação


Considerando as informações do quadro apresentado, é CORRETO afirmar que as informações dos números I, II e III correspondem respectivamente a:

A
I – Formações típicas de regiões quentes e úmidas de baixas latitudes tropicais.
II – Canadá, Chile e Austrália.
III – Savana.
B
I – Formações típicas de regiões de clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos.
II – Norte da África e sudoeste da Ásia.
III – Altas Montanhas.
C
I – Formações típicas de regiões mais frias do planeta e a vegetação apresenta reduzida diversidade de espécies e predomínio de coníferas.
II – Uruguai, Sul do Brasil, parte da Rússia e da China.
III – Savana.
D
I – Formações em áreas marcadas por chuvas escassas, em regime de climas áridos em zonas polares com solos arenosos.
II – Ártico e Antártica.
III – Vegetação mediterrânea.
cdd85538-eb
ULBRA 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A combinação de vários elementos naturais no Brasil gera uma grande diversidade de paisagens. Entretanto, atualmente, observam-se inúmeros impactos ambientais decorrentes das atividades econômicas e do processo de urbanização. Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada fitogeografia brasileira aos seus respectivos impactos ambientais:

A
a Mata Atlântica, que cobria grande parte do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, corresponde a uma cobertura vegetal tropical densa. Verificam-se, como impactos ambientais decorrentes de sua exploração e ocupação, desde o período colonial, intensos processos erosivos ao longo das encostas de seus morros, deslizamentos de terras, assoreamento e poluição dos rios, além da extinção de espécies animais e vegetais;
B
na Caatinga, que cobria o sertão semi-árido do nordeste brasileiro, em decorrência do intenso processo de urbanização, verifica-se a poluição do ar e dos mananciais hídricos perenes;
C
o Pantanal, que está situado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pode ser compreendido como uma área de transição entre diferentes tipos de ecossistemas do território brasileiro. Trata-se de um refúgio ecológico que, em decorrência das construções de hidrelétricas, promove o alagamento constante de grandes áreas, eliminando uma diversidade de espécies animais e vegetais;
D
os Campos situados no estado do Rio Grande do Sul correspondem a um tipo de vegetação composta por gramíneas herbáceas e arbustos. Em função do exacerbado extrativismo vegetal e mineral, ocorre a sua devastação, além da poluição dos mananciais hídricos superficiais e subterrâneos;
E
a Floresta Amazônica, que se encontra nos estados do norte do país, é uma vegetação equatorial constituída por uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Em decorrência da expansão das fronteiras agrícolas com a rizicultura, observa-se devastação, apenas, nas matas de várzea.
deb3031e-7b
USP 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas.


Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

A
Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
B
Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
C
Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
D
Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
E
Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
deb0af87-7b
USP 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais. A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.




Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:

A
São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.
B
São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrando-se na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.
C
São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.
D
Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.
E
São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.