Questõessobre Geografia Física

1
1
Foram encontradas 1342 questões
e18732d6-7a
USS 2022 - Geografia - Geografia Física, Clima

MENDONÇA, F. e DANNI-OLIVEIRA. Climatologia:

noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.


A partir da análise do esquema, identifica-se a ocorrência dos seguintes fenômenos atmosféricos na zona equatorial:

A
centros de baixa pressão, com chuvas frontais
B
centros de alta pressão, com chuvas de granizo
C
centros de alta pressão, com chuvas orográficas
D
centros de baixa pressão, com chuvas de convecção
26493b05-7a
ENEM 2022 - Geografia - Geografia Física, Clima

Circulação geral das massas no planeta




A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por

A
inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas.
B
formação de baixa pressão na linha do Equador.
C
expansão de brisas geladas em áreas ciclonais.
D
movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul.
E
ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais.
26138204-7a
ENEM 2022 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

TEXTO I


            O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.

SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano:

agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).


TEXTO II

        O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.



Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?

A
Mercantilização da natureza.
B
Valorização cultural da paisagem.
C
Organização da produção familiar.
D
Manutenção da cobertura vegetal.
E
Preocupação com os descendentes.
623a56ac-7a
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.


MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).


O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
6221af07-7a
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

    Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.


UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.


Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

A
distribuição equitativa do abastecimento.
B
monitoramento do fornecimento urbano.
C
racionamento da capacidade fluvial.
D
revitalização gradativa de solos.
E
geração de produtos recicláveis.
6bb1568d-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Nas bacias hidrográficas, os canais fluviais podem apresentar aspectos fisiográficos diferentes em virtude da inter-relação entre fatores como carga sedimentar, declividade, velocidade do fluxo, precipitação, rugosidade do leito, vazão, entre outros. Sobre os canais fluviais, é correto afirmar que

A
os canais retilíneos são muito frequentes nos cursos fluviais localizados em áreas de planícies e de restinga. Sua origem está associada à grande disponibilidade de sedimentos que formam barras arenosas em forma de delta.
B
os canais meandrantes descrevem curvas sinuosas harmônicas, podem transportar grandes quantidades de sedimentos finos como silte e argila, e são frequentemente encontrados em regiões úmidas.
C
canais anastomosados apresentam grande quantidade de carga detrítica grosseira e heterogênea. Sua origem está relacionada à variabilidade climática e ao controle tectônico em linhas de falha ou fratura. 
D
canais entrelaçados ocorrem em regiões de clima tropical superúmido e apresentam um único leito fluvial dividido em diversos cursos d’água em ambientes de alta energia com a predominância de sedimentos finos e pequena carga de fundo.
6bbbd2d9-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

“As águas superficiais constituem parte da riqueza dos recursos hídricos de um país. No caso brasileiro, país de extensão continental, a rede fluvial é importante recurso natural, contando em seu território com a maior bacia fluvial do mundo em extensão e em volume de água.”

Cunha, S. B. Bacias hidrográficas. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A. J. T. Rio de Janeiro Bertrand Brasil. 2003. p.229.


Considerando as bacias hidrográficas brasileiras, seus processos e principais características, analise as seguintes afirmações:

I. Alguns dos principais rios brasileiros originam-se a partir de três grandes centros dispersores de água: a Cordilheira dos Andes, o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.

II. Com diferentes regimes e características, muitos rios brasileiros são barrados com a finalidade de gerar energia, abastecer populações e irrigar áreas diversas.

III. O rio Paraná é um rio tipicamente de planalto que flui escalonadamente pelo Planalto Meridional, permitindo, dessa forma, a instalação de um dos sistemas elétricos mais importantes do país.


Está correto o que se afirmar em

A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
I, II e III.
D
I e III apenas.
6bae03ab-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Atente para a seguinte descrição: “Abrange toda a porção ocidental do Ceará nos limites com o Estado do Piauí. Dispõe-se de sul para o norte através de um escarpamento contínuo, abrupto e bastante festonado. [...] Representa o rebordo oriental da bacia do Maranhão-Piauí, de cuja base se estende a depressão periférica ocidental do Ceará”.

Souza, M. J. N. Bases naturais e esboço do zoneamento geoambiental

do estado do Ceará. In.:Lima, L.C.; Morais, J. O. e Souza, M. J. N.

Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará. Fortaleza.

Funece. 2000. p.26.


O excerto acima apresentado se refere

A
à Bacia do Parnaíba.
B
ao Planalto da Ibiapaba.
C
à Chapada do Araripe.
D
à Depressão Sertaneja.
6bc54390-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Analise as seguintes afirmações que tratam sobre o relevo brasileiro e do Continente Sul-Americano.


I. Dentre as estruturas de relevo brasileiras ocorrem bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica Ocidental (Bacia do Solimões), que apresentam sedimentos cambrianos e pré-cambrianos.

II. No relevo brasileiro, as formações litológicas são predominantemente antigas. No entanto, as formas do relevo são mais recentes, em virtude dos efeitos da tectônica meso-cenozoica, permitindo que os desgastes erosivos produzam continuamente novas feições ao modelado.

III. As formas do relevo brasileiro têm, dentre os seus mecanismos de origem, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, além de processos mais recentes e o constante desgaste erosivo provocados por climas pretéritos e atuais.

IV. Dentre as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos dos relevos encontrados no Brasil e na América do Sul, encontram-se os crátons, ou plataformas; os cinturões orogênicos antigos e recentes; as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas.


Está correto o que se afirma somente em

A
I, II e III.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II, III e IV.
d8bde440-73
USP 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores. 


Disponível em https://www.noaa.gov/, https://edition.cnn.com/ e https://www.tide-forecast.com/. Adaptados.


Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, podese atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições: 

A
Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura.  
B
Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia. 
C
Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura.  
D
Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia. 
E
Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra. 
d8b24af4-73
USP 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Uma mancha de petróleo com mais de 3000 km de extensão se espalhou por praias e manguezais da costa da região nordeste e parte do sudeste, atingindo áreas marinhas protegidas como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um dos principais bancos de corais e berço de biodiversidade do Atlântico Sul. Desde que foi detectada pela primeira vez, no dia 30 de agosto de 2019, a mancha de petróleo atingiu cerca de 900 locais em mais de 127 municípios em 11 estados. A origem do petróleo está estimada em algum local a leste do litoral do estado de Pernambuco, distante, aproximadamente, 600 km da linha de costa.

Disponível em https://www.wwf.org.br/. 2019. Adaptado.


Com base em seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro e as correntes marítimas superficiais que margeiam a costa, assinale a alternativa correta que aponta o fator que contribuiu para a dispersão do petróleo. 

A
As reentrâncias e os recortes do litoral brasileiro, com sua geomorfologia costeira, foram responsáveis pelo impacto ambiental causado pelo derramamento de petróleo.
B
A presença de correntes marítimas frias em superfície, características dessa região, com elevado potencial de transporte de sedimentos, acentuou a dispersão do petróleo. 
C
A corrente marítima das Falkland (Malvinas), que margeia a costa brasileira até o litoral da região nordeste, com águas frias em superfície, potencializou a dispersão do petróleo. 
D
A reduzida profundidade média do litoral brasileiro favoreceu a dispersão do petróleo ao longo da costa de norte a sul, resultando em impactos negativos, em especial para a fauna marinha. 
E
A corrente marítima do Brasil, que é caracterizada pelo movimento de águas superficiais quentes ao longo da linha de costa e provenientes do Atlântico Equatorial, espalhou o petróleo. 
a062619f-67
UFPR 2021 - Geografia - Geografia Física, Solo

Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:

A
a compactação causada pelo pisoteio do gado bovino.
B
o emprego de fertilizantes à base de nitrogênio.
C
a irrigação das lavouras em áreas semiáridas.
D
o desmatamento das matas ciliares.
E
as queimadas para a renovação das pastagens.
a06513f3-67
UFPR 2021 - Geografia - Geografia Física, Cartografia, Relevo, Projeções e Representações

As linhas de um mapa que conectam pontos de igual valor são denominadas isolinhas, como os pontos de iguais cotas de altitude utilizados nas representações cartográficas do relevo. Com base nas representações cartográficas do relevo, é correto afirmar que isolinhas:

A
uniformemente espaçadas representam inclinações comparativamente estáveis ou constantes.
B
estreitamente espaçadas representam encostas suavemente inclinadas.
C
amplamente espaçadas representam encostas íngremes.
D
somente formam círculos abertos quando representam formas de relevo plano.
E
comumente se dividem, se cruzam ou se interceptam.
ac98e23a-57
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a
climatologia escolar no ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
fff13349-58
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia com atenção o seguinte texto:


     “As projeções indicam diferenças robustas nas características climáticas regionais, e incluem os seguintes incrementos: na temperatura mínima e máxima do ar próximo à superfície para todas as regiões do País; nos extremos de calor, em particular no norte do País, na ocorrência de chuva intensa no Sul e Sudeste do Brasil; e na probabilidade de secas e déficits de chuva em algumas regiões da Amazônia e Nordeste”.

Marengo, J. A., Rodrigues-Filho, S., & Santos, D. V. (2021). Impacts, Vulnerability  and Adaptation to Climate change in Brazil. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/35624


Considerando os fatores políticos e socioeconômicos, além dos fatores ambientais como clima, vegetação, solo e recursos hídricos, são apontadas como entraves as relações de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Dentre esses entraves, verifica(m)-se

A
a dificuldade de articulação entre diferentes instituições e políticas públicas, assim como a interferência da incerteza climática nas ações de planejamento na gestão dos recursos hídricos.
B
o aumento anual dos volumes de chuva têm provocado escassez hídrica e redução dos volumes nos reservatórios responsáveis pela geração de energia.
C
a ausência de uma política nacional de recursos hídricos que possa ser utilizada como um instrumento de gestão a fim de orientar o uso correto dos recursos hídricos através de metas e programas.
D
a falta de mecanismos, instrumentos e instituições que possam prever com antecedência eventos extremos como secas e ondas de calor.
fff4540f-58
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

“Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical [...].”

     

 Ab’ Saber, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003. p.101.


O excerto acima faz referência ao domínio morfoclimático brasileiro conhecido como

A
Amazônico.
B
Caatinga.
C
Campos de inselbergs.
D
Planalto de araucárias.
30ce401f-57
ENEM 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

    No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D.; MAIA, A. C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a climatologia escolar no
ensino fundamental II. GeoTextos, n. 1, jul. 2010 (adaptado).

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A
técnica científica.
B
experiência perceptiva.
C
negação das tradições.
D
padronização das culturas.
E
uniformização das informações.
3f019258-0b
UFMS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

O clima é o nome que se dá ás condições atmosféricas que costumam ocorrer num determinado lugar. Para conhecer o clima de uma região, é necessário estudar as variações do tempo atmosférico da área durante vários anos seguidos, normalmente 30 anos. O Brasil apresenta a seguinte adversidade de clima.



Assinale a alternativa correspondente aos itens 1 e 2 posicionados no mapa. 

A
(1) clima tropical; (2) clima subtropical. 
B
(1) clima equatorial; (2) clima tropical.
C
(1) clima tropical; (2) clima equatorial.
D
(1) clima equatorial; (2) clima subtropical.
E
(1) clima subtropical; (2) clima tropical.
e464afa2-0b
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia com atenção a seguinte definição de áreas desérticas:

“Região natural caracterizada pela pequena precipitação de chuvas muito irregular. Nas regiões desérticas quentes temos formas de relevo e alterações de rochas específicas como os ergs, hamadas, regs, rios cuja a rede hidrográfica não tem hierarquização, freikanter, verniz do deserto, grande intensidade de desagregação mecânica, dunas, etc”.

Guerra, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 8. ed. Rio de Janeiro. 1993.

O trecho acima se refere a uma definição e características de áreas desérticas. Sobre essas feições, é correto dizer que

A
geralmente não possuem solo do ponto de vista pedológico e, quando existem, podem ser muito pobres e com características arenosas ou rochosas. Feições como dunas e montanhas podem ser encontradas nestas áreas.
B
os desertos são regiões áridas ou semiáridas com baixos índices pluviométricos, contudo apresentam uma boa distribuição de recursos naturais, fato que favorece a ocorrência das abundantes fauna e flora características destas paisagens.
C
o Deserto de Gobi encontra-se na porção mais ao norte do Oriente Médio, entre a Mauritânia, Tunísia e o Niger. As feições predominantes nesta área são grandes dunas e algumas montanhas rochosas, onde se desenvolvem fauna e flora bastante diversificadas.
D
o Deserto do Atacama fica na região norte do Chile e caracteriza-se por ser o deserto mais baixo do mundo, com aproximadamente 2.250 metros abaixo do nível do mar.
e46d42ad-0b
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Leia com atenção o texto a seguir:

“A bacia do Atlântico Nordeste (953 000 km²) é formada por um conjunto de drenagem modesta, com deficiência em alimentação e que se dirige para o oceano Atlântico. Drena administrativamente, parte dos Estados do Amapá, Pará, Pernambuco e Alagoas e toda a área dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba. A drenagem principal é representada pelos rios Pindaré, Grajaú, Mearim e Itapecuru, que deságuam no golfo do Maranhão, e o rio Parnaíba, divisa entre os estados do Maranhão e Piauí. São rios periódicos e seus leitos têm sido barrados pela construção de açudes”.

Cunha, S. B. Bacias Hidrográficas. In. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B. e Guerra, A. J. T. 3 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.

No que diz respeito à bacia do Atlântico Nordeste, é correto afirmar que

A
nela as anomalias fluviais e a forte inclinação da Serra Geral para o oceano têm permitido a ocorrência frequente de grandes enchentes.
B
sua drenagem pertence à bacia Amazônica por ser compatível com o regime fluvial equatorial com precipitações que superam 3400 mm/ano.
C
os rios permanecem total ou parcialmente secos durante os períodos de estiagem e, em virtude da precipitação, o regime é semiárido na sua maior parte.
D
o regime fluvial, perene e tropical austral, segue o comportamento das enchentes e vazantes descrito nas bacias dos rios Pindaré e Mearim.