Questõessobre Relevo

1
1
Foram encontradas 201 questões
6bc54390-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Analise as seguintes afirmações que tratam sobre o relevo brasileiro e do Continente Sul-Americano.


I. Dentre as estruturas de relevo brasileiras ocorrem bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica Ocidental (Bacia do Solimões), que apresentam sedimentos cambrianos e pré-cambrianos.

II. No relevo brasileiro, as formações litológicas são predominantemente antigas. No entanto, as formas do relevo são mais recentes, em virtude dos efeitos da tectônica meso-cenozoica, permitindo que os desgastes erosivos produzam continuamente novas feições ao modelado.

III. As formas do relevo brasileiro têm, dentre os seus mecanismos de origem, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, além de processos mais recentes e o constante desgaste erosivo provocados por climas pretéritos e atuais.

IV. Dentre as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos dos relevos encontrados no Brasil e na América do Sul, encontram-se os crátons, ou plataformas; os cinturões orogênicos antigos e recentes; as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas.


Está correto o que se afirma somente em

A
I, II e III.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II, III e IV.
6bbbd2d9-75
UECE 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

“As águas superficiais constituem parte da riqueza dos recursos hídricos de um país. No caso brasileiro, país de extensão continental, a rede fluvial é importante recurso natural, contando em seu território com a maior bacia fluvial do mundo em extensão e em volume de água.”

Cunha, S. B. Bacias hidrográficas. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A. J. T. Rio de Janeiro Bertrand Brasil. 2003. p.229.


Considerando as bacias hidrográficas brasileiras, seus processos e principais características, analise as seguintes afirmações:

I. Alguns dos principais rios brasileiros originam-se a partir de três grandes centros dispersores de água: a Cordilheira dos Andes, o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.

II. Com diferentes regimes e características, muitos rios brasileiros são barrados com a finalidade de gerar energia, abastecer populações e irrigar áreas diversas.

III. O rio Paraná é um rio tipicamente de planalto que flui escalonadamente pelo Planalto Meridional, permitindo, dessa forma, a instalação de um dos sistemas elétricos mais importantes do país.


Está correto o que se afirmar em

A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
I, II e III.
D
I e III apenas.
a06513f3-67
UFPR 2021 - Geografia - Geografia Física, Cartografia, Relevo, Projeções e Representações

As linhas de um mapa que conectam pontos de igual valor são denominadas isolinhas, como os pontos de iguais cotas de altitude utilizados nas representações cartográficas do relevo. Com base nas representações cartográficas do relevo, é correto afirmar que isolinhas:

A
uniformemente espaçadas representam inclinações comparativamente estáveis ou constantes.
B
estreitamente espaçadas representam encostas suavemente inclinadas.
C
amplamente espaçadas representam encostas íngremes.
D
somente formam círculos abertos quando representam formas de relevo plano.
E
comumente se dividem, se cruzam ou se interceptam.
bf17b73a-07
UNICENTRO 2016 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Sobre a formação do relevo terrestre, é correto afirmar:

A
A epirogênese é o fator exógeno mais atuante na formação do relevo.
B
As fraturas são consequências das pressões horizontais sobre as rochas plásticas.
C
O soerguimento dos dobramentos modernos resulta da atuação da orogênese.
D
A origem das fossas tectônicas está associada a um intenso intemperismo químico.
4c172a73-8f
UNICAMP 2021 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia, Relevo

A região denominada Golfo Pérsico abrange, além do próprio golfo, os países que se situam inteira ou parcialmente no seu litoral, a saber: Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã. A Arábia Saudita também é considerada parte da região, pois, embora a maior parte de seu território seja continentalizada e as principais cidades se situem no interior ou próximas ao Mar Vermelho, ela tem mais de 600 quilômetros de litoral voltado para o Golfo, com algumas cidades costeiras (AdDammam, Al-Jubail) e complexas ligações viárias com Qatar, Bahrein e Kuwait.
(L. A. B. Venturi, Água no Oriente Médio: o fluxo da paz. São Paulo: Editora Sarandi, 2015, p. 93.)

Litoral é uma faixa de terra emersa, banhada pelo mar, que pode apresentar diferentes configurações. Para os países mencionados no texto, a presença do litoral em formato de Golfo é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio.

Assinale a alternativa que define corretamente “Golfo”.

A
Reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta para o mar.
B
Parte do continente que avança para o oceano, com grandes extensões e cercada de água por quase todos os lados.
C
Barreira formada no mar e localizada próxima da praia, podendo ser formada por rochas, corais e restos de animais marinhos.
D
Canais que ligam rios com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos.
c99bc99b-83
UFC 2018 - Geografia - Geografia Física, Relevo


De acordo com o relevo brasileiro e suas formas é CORRETO afirmar que o corte topográfico de A-B indicado no mapa do Brasil e expresso no perfil acima refere-se a:

A
planaltos residuais norte-amazônico – planalto da Amazônia Oriental – rio Amazonas – depressão marginal sul-amazônica – planaltos residuais sul-amazônicos.
B
planície do Amazonas – depressão do Araguaia – planaltos e chapadas dos Parecis – depressão do Tocantins.
C
depressão da Amazônia Ocidental – planaltos e chapadas dos Parecis – planaltos residuais sul-amazônicos.
D
planaltos e chapadas da bacia do Araguaia – rio Tocantins – depressão sertaneja – planalto da Borborema – tabuleiro litorâneos.
6398c839-70
UPE 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O relevo terrestre mantém relações com o contexto geográfico, pois se alia à espacialização dos elementos físicos da paisagem, permitindo, assim, compreender e interpretar a influência desses no uso e na ocupação dos solos.

Com base no que foi dito, é CORRETO afirmar que

A
as áreas de relevo mais íngremes expostas aos fluxos de ar apresentam, em geral, menor índice de umidade relativa do ar e de precipitação pluvial. 
B
os recursos hídricos não são influenciados pelas unidades de relevo mais elevadas e menos íngremes.
C
os aspectos naturais das paisagens, tais como o clima, o relevo e a vegetação, possuem uma ação influenciadora em relação ao uso e à ocupação dos espaços, mas não determinante, pois o homem é um ser dotado de inteligência e dinamicidade, podendo alterar o ambiente.
D
o uso dos solos em ambientes com déficit hídrico, a exemplo do semiárido, independe das condições geomorfológicas do ambiente, e sim das condições eólicas e fitogeográficas.
E
a possibilidade de mecanização da área de plantio bem como a influência na constituição física e química do solo por causa do processo relacionado à intemperização recebem pouca ou quase nenhuma interferência das condições topográficas locais.
63856b20-70
UPE 2021 - Geografia - Relevo

Observe a figura a seguir:


Disponível em: www.google.com.br

Dois importantes aspectos geográficos da superfície terrestre estão cartográfica e diretamente representados na figura, quais sejam

A
localização de um espaço industrial e distribuição de focos sísmicos.
B
rede hidrográfica e feições de relevo.
C
distribuição das áreas agrícolas e compartimentação climática.
D
feições de relevo e áreas tectonicamente instáveis.
E
localização de bairros industriais e curvas de nível.
40dd48c2-6a
URCA 2021 - Geografia - Geografia Física, Relevo

A litosfera é composta por três grandes grupos de rochas: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. Observe a figura a seguir e identifique a qual grupo de rochas correspondem, respectivamente, os substratos identificados pelos números 1, 2 e 3.


Fonte: Modificado de Bigarella, Becker e Santos (1994)

A
(1) Rochas sedimentares estratificadas em camadas cruzadas, (2) Rochas ígneas uniformemente recristalizadas, (3) Rochas metamórficas uniformemente cristalizadas.
B
(1) Rochas metamórficas em camadas paralelas, (2) Rochas sedimentares dobradas, (3) Rochas ígneas recristalizadas.
C
(1) Rochas ígneas uniformemente cristalizadas, (2) Rochas sedimentares dobradas, (3) Rochas sedimentares em camadas acanaladas.
D
(1) Rochas sedimentares estratificadas em camadas paralelas, (2) Rochas metamórficas dobradas e recristalizadas, (3) Rochas ígneas uniformemente cristalizadas.
E
(1) Rochas sedimentares estratificadas em camadas paralelas, (2) Rochas magmáticas uniformemente cristalizadas, (3) Rochas metamórficas dobradas e recristalizadas.
68a2d235-fd
UFT 2018 - Geografia - Geografia Física, Relevo


De acordo com o relevo brasileiro e suas formas é CORRETO afirmar que o corte topográfico de A-B indicado no mapa do Brasil e expresso no perfil acima refere-se a:

A
planaltos residuais norte-amazônico planalto da Amazônia Oriental rio Amazonas depressão marginal sul-amazônica planaltos residuais sul-amazônicos.
B
planície do Amazonas depressão do Araguaia planaltos e chapadas dos Parecis depressão do Tocantins.
C
depressão da Amazônia Ocidental planaltos e chapadas dos Parecis planaltos residuais sul-amazônicos.
D
planaltos e chapadas da bacia do Araguaia rio Tocantins depressão sertaneja planalto da Borborema tabuleiro litorâneos.
ba75e663-02
UNC 2017 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Sobre as unidades do relevo brasileiro marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O Planalto Brasileiro é formado pelos planaltos Atlântico, Central e Meridional, que possuem formações rochosas distintas.

( ) O Planalto Meridional domina a Região Sul do Brasil e foi onde, na Era Mesozóica, ocorreram os derrames de lavas vulcânicas, origem da Terra Roxa.

( ) O Planalto das Guianas, que domina na Região Norte do Brasil, é composto de rochas sedimentares.

( ) A grande Planície Amazônica é formada por rochas da Era Mesozóica, ou seja, do período mais recente.

( ) No relevo brasileiro destacamos três grandes planícies: Amazônica, Litorânea ou Costeira e Pantanal.

A
V - F - V - F - F
B
V - V - F - F - V
C
F - F - F - V - V
D
F - V - V - F - F
a4d83384-02
UNICENTRO 2018 - Geografia - Geografia Física, Relevo

A geomorfologia analisa as formas de relevo, focalizando suas características morfológicas, materiais componentes, processos atuantes e a dinâmica evolutiva.


Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre as formas de relevo, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) Inselbergs são relevos residuais originados de intenso processo erosivo, típico de ambientes áridos.

( ) Coxilhas são formas de relevo caracterizadas pela presença de grandes elevações relacionadas a movimentos tectônicosdo tipo orogênico.

() Cuesta é uma forma de relevo simétrico constituído por rochas de igual resistência ao desgaste e localizada na zona de contato de bacias sedimentares.

( ) Falésia corresponde a uma formação litorânea originada de processos erosivos relacionados às oscilações do nível relativo do mar e das condições climáticas no decorrer do tempo geológico.


( ) Planaltos formados em núcleos cristalinos arqueados correspondem às áreas afloradas dos crátons, levantadas ou soerguidas por epirogênese.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V F V
B
V F F V V
C
F V F F F
D
F F V V F
f8a1ecff-fc
FUVEST 2019 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.

Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.


Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função

A
da grande presença de populações não nativas, que não têm tradição em lidar com eventos dessa natureza.
B
do relevo de planalto que caracteriza Moçambique, Zimbábue e Malaui, em especial na zona costeira.
C
da presença de rede hidrográfica e florestas que contribuem para a formação de ciclones dessa natureza e magnitude.
D
da presença de águas superficiais do oceano Índico, com temperaturas mais reduzidas que o habitual, em especial no Canal de Moçambique.
E
das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.
4f7718a0-fc
FUVEST 2018 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Examine a imagem e o gráfico.



Google Earth, 2018.



A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A – B apresentados na imagem e no perfil é:

A

1 planalto 

2 escarpa 

3 planície litorânea

B

1 escarpa 

2 planalto   

3 depressão periférica

C

1 escarpa     

2 planalto     

3 planície litorânea

D

1 planalto   

2 escarpa     

3 depressão periférica

E

1 depressão periférica

2 escarpa 

3 planície litorânea

1ac76236-fd
UNICENTRO 2016 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Ao se considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética, sendo correto afirmar que

A
os planaltos e as chapadas da bacia do Parnaíba apresentam um modelado simples, devido à erosão laminar.
B
a depressão sertaneja corresponde a uma pequena área, formada pela ação tectônica durante o Cenozoico, constituída por vários arranjos estruturais.
C
os planaltos que ocorrem nas faixas de orogenia antiga correspondem a relevos residuais, sustentados por litologias diversas.
D
os relevos que se enquadram nas planícies correspondem geneticamente às áreas essencialmente planas, gerados pela erosão de origem marinha, lacustre e fluvial.
E
as macroformas do relevo estão relacionadas à transgressão e à regressão marinha, bastante atuantes durante o Cenozoico.
1a397339-d5
CESMAC 2015 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Um grupo de estudantes de Medicina da CESMAC foi encarregado de realizar uma pesquisa sobre distúrbios gastrointestinais que estavam acometendo uma grande quantidade de pessoas no Estado de Alagoas, em municípios situados na unidade de relevo indicada pelo número 3, esquematicamente representada na figura a seguir. Com base nos dados apresentados no bloco-diagrama, é correto afirmar que a área investigada dessa situação médica hipotética estaria situada na seguinte unidade do relevo alagoano:


 - Sedimentos do Grupo Barreiras (terciário/quaternário)

 - Sedimentos Flúvio-marinhos quaternários 

A
Restinga.
B
Planalto Cristalino.
C
Tabuleiro Costeiro.
D
Planície Flúvio-Marinha.
E
Tabuleiro Granitoide.
514faf94-df
Esamc 2015 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O relevo de uma região pode ser representado por mapas hipsométricos - que indicam altitudes de acordo com a cor representada -, ou por isoípsas – linhas que unem pontos de uma mesma altitude.


A imagem ao lado é uma representação topográfica por isoípsas de uma região banhada por um rio principal.


A partir de sua análise, julgue os itens a seguir:


I. Trata-se de uma representação topográfica por curvas de nível de 20 em 20 metros.
II. As maiores declividades estão na porção leste da figura, ou margem direita do rio.
III. O rio segue na direção nordeste-sudoeste sendo a margem direita a mais indicada para a agricultura.


Está (ão) correto (s):

A
I apenas.
B
I e II apenas.
C
I e III apenas.
D
II apenas.
E
II e III apenas.
6dd93107-d9
FASM 2014 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Levando em consideração os agentes formadores do relevo brasileiro, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

A
No território brasileiro, as áreas de derrames magmáticos recentes são responsáveis pela presença de grandes cadeias de montanhas.
B
O Brasil está localizado no centro de placa tectônica, o que favorece a formação de dobramentos recentes.
C
No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, porém as formas do relevo são recentes.
D
O território brasileiro está localizado em área de movimentos orogenéticos recentes e amplo processo erosivo.
E
O Brasil está localizado em uma área de intenso processo erosivo e estrutura geológica recente.
c0107466-b8
UECE 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia, Relevo

No que concerne às regiões litorâneas, assinale a única afirmação FALSA.

A
A linha de costa é uma das feições naturais mais dinâmicas da Terra e sua posição muda frequentemente em escalas temporais diárias, sazonais, seculares e milenares.
B
A erosão costeira decorre dos padrões de dispersão e transporte de sedimentos, e de intervenções antrópicas implicando o recuo da linha de costa.
C
Nas regiões litorâneas, os sistemas ambientais naturais, como as planícies fluviomarinhas, os campos de dunas e as falésias apresentam condições ecodinâmicas estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
D
A estabilização da linha de costa através de obras de engenharia é, muitas vezes, ineficiente para controlar a erosão costeira e, de modo frequente, essas obras contribuem para a ação destrutiva das praias recreativas.
0381490d-de
CESMAC 2015 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Observe, com atenção, o mapa do Brasil, a seguir.



Esse mapa se refere ao seguinte tema:

A
Formações vegetais.
B
Área de conflitos agrários.
C
Mesorregiões.
D
Regiões agroecológicas.
E
Unidades de relevo.