Leia as informações abaixo:
(The Trooper. Música da banda inglesa Iron Maiden, do álbum Piece of Mind, de 1983, que enaltece a participação dos soldados britânicos, os Casacas Vermelhas,
na Guerra da Crimeia, contra o Império Russo, nos anos de 1850.)
No que tange à Rússia, os impérios britânico e czarista haviam sido antagonistas permanentes na zona dos Bálcãs e do Mediterrâneo [...]. A perspectiva de ver russos em Constantinopla – e portanto no Mediterrâneo – e
de uma expansão russa em direção à Índia era um pesadelo constante para
os chanceleres britânicos. Os dois países haviam inclusive se enfrentado na
única das guerras europeias do século XIX de que a Grã-Bretanha participou (a Guerra da Crimeia) e nos anos 1870 uma guerra russo-britânica era
muito provável. [...] Contudo, o implausível se tornou realidade: a Grã-Bretanha se vinculou de forma permanente à França e à Rússia contra a Alemanha, resolvendo todas as diferenças com a Rússia, a ponto de concordar
com a ocupação, por esta, de Constantinopla [...].
(HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios – 1875-1914. SP: Paz e Terra, 2001, p. 434.)
A Guerra da Crimeia (1853-56), que opôs, dentre outros países, os impérios Britânico, o mais poderoso da época, e Russo, ocorreu em um períoríodo:
Leia as informações abaixo:
(The Trooper. Música da banda inglesa Iron Maiden, do álbum Piece of Mind, de 1983, que enaltece a participação dos soldados britânicos, os Casacas Vermelhas, na Guerra da Crimeia, contra o Império Russo, nos anos de 1850.)
No que tange à Rússia, os impérios britânico e czarista haviam sido antagonistas permanentes na zona dos Bálcãs e do Mediterrâneo [...]. A perspectiva de ver russos em Constantinopla – e portanto no Mediterrâneo – e de uma expansão russa em direção à Índia era um pesadelo constante para os chanceleres britânicos. Os dois países haviam inclusive se enfrentado na única das guerras europeias do século XIX de que a Grã-Bretanha participou (a Guerra da Crimeia) e nos anos 1870 uma guerra russo-britânica era muito provável. [...] Contudo, o implausível se tornou realidade: a Grã-Bretanha se vinculou de forma permanente à França e à Rússia contra a Alemanha, resolvendo todas as diferenças com a Rússia, a ponto de concordar com a ocupação, por esta, de Constantinopla [...].
(HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios – 1875-1914. SP: Paz e Terra, 2001, p. 434.)
A Guerra da Crimeia (1853-56), que opôs, dentre outros países, os impérios Britânico, o mais poderoso da época, e Russo, ocorreu em um períoríodo:
Gabarito comentado
Sobre a Guerra da Crimeia (1853-56), vamos selecionar a alternativa correta:
A) Correta – A Guerra da Crimeia foi, de fato, uma das muitas disputas territoriais entre grandes potências no século XIX, marcando o imperialismo e o neocolonialismo. Ela agravou as rivalidades entre as potências europeias, que foram exacerbadas nas décadas seguintes, contribuindo para a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A guerra em si também foi impulsionada por rivalidades imperialistas, principalmente pelo controle sobre o Império Otomano e regiões estratégicas no Mar Negro.
B) Incorreta – A Guerra da Crimeia não teve como principal causa disputas comerciais ou econômicas pelos mercados orientais. A disputa territorial e de influência entre Rússia e o Império Otomano, aliada ao desejo britânico de limitar a expansão russa, foram os motivos principais. Constantinopla não era o centro comercial que motivava diretamente a guerra.
C) Incorreta – Esta alternativa não está totalmente errada, mas simplifica a questão. De fato, houve uma aproximação entre a Inglaterra e a França contra a Rússia, mas o motivo da guerra não foi apenas o controle dos portos fluviais da Crimeia. A questão era mais complexa, envolvendo disputas geopolíticas mais amplas, principalmente em relação ao Império Otomano e a influência russa na região dos Bálcãs. Portanto, essa é uma explicação parcial, e por isso, a alternativa está incorreta.
D) Incorreta – A Alemanha não estava unificada no período da Guerra da Crimeia. A unificação da Alemanha ocorreu em 1871, sob a liderança da Prússia. Além disso, a Tríplice Entente (formada por Inglaterra, França e Rússia) só foi consolidada no início do século XX, muito tempo depois da Guerra da Crimeia.
E) Incorreta – A construção da ferrovia Berlim-Bagdá, que foi um projeto do Império Alemão, ocorreu no final do século XIX e início do XX, muito depois da Guerra da Crimeia. Além disso, a Guerra da Crimeia não envolveu intenções alemãs, pois, como mencionado na alternativa anterior, a Alemanha não estava unificada na época, e o conflito foi entre Rússia e o Império Otomano, com a França e a Grã-Bretanha apoiando os otomanos.
Gabarito – Letra A
Referência:
Daehnhardt, Patrícia. "As origens da Grande Guerra e o estatuto de Grande Potência: o caso da Alemanha." Relações Internacionais. Lisboa 42 (2014): 79-93.