Questão 77927b56-de
Prova:Esamc 2015
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Primeira Guerra Mundial

Leia as informações abaixo:



(The Trooper. Música da banda inglesa Iron Maiden, do álbum Piece of Mind, de 1983, que enaltece a participação dos soldados britânicos, os Casacas Vermelhas, na Guerra da Crimeia, contra o Império Russo, nos anos de 1850.)


    No que tange à Rússia, os impérios britânico e czarista haviam sido antagonistas permanentes na zona dos Bálcãs e do Mediterrâneo [...]. A perspectiva de ver russos em Constantinopla – e portanto no Mediterrâneo – e de uma expansão russa em direção à Índia era um pesadelo constante para os chanceleres britânicos. Os dois países haviam inclusive se enfrentado na única das guerras europeias do século XIX de que a Grã-Bretanha participou (a Guerra da Crimeia) e nos anos 1870 uma guerra russo-britânica era muito provável. [...] Contudo, o implausível se tornou realidade: a Grã-Bretanha se vinculou de forma permanente à França e à Rússia contra a Alemanha, resolvendo todas as diferenças com a Rússia, a ponto de concordar com a ocupação, por esta, de Constantinopla [...].

(HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios – 1875-1914. SP: Paz e Terra, 2001, p. 434.)


A Guerra da Crimeia (1853-56), que opôs, dentre outros países, os impérios Britânico, o mais poderoso da época, e Russo, ocorreu em um períoríodo:

A
marcado por disputas territoriais, no contexto do imperialismo e do neocolonialismo, o que provocou o acirramento das tensões entre as potências europeias, levando à Primeira Guerra Mundial.
B
no qual a cidade de Constantinopla, principal centro comercial da época, era alvo de disputas entre os grandes impérios, que procuravam garantir o acesso aos lucrativos mercados orientais.
C
em que as disputas entre Inglaterra e Rússia pelo controle da Crimeia, região de excelentes portos fluviais, acabaram por aproximar ingleses e franceses na luta contra os russos.
D
no qual a Alemanha, recém unificada, entrou na disputa pela região de Constantinopla, levando à aproximação de velhos rivais, no caso a Inglaterra, a França e a Rússia, que formaram a Tríplice Entente.
E
marcado pela aproximação entre Inglaterra, França e Rússia contra as intenções alemãs de controle sobre os estreitos da região de Constantinopla, com o objetivo de construir a ferrovia Berlim-Bagdá.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo