Leia as informações:
(Mapa possivelmente do século XII, no qual aparece, à esquerda, a Ilha Brazil. Disponível em:
http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--BgiNf2AB--/17rthoiknm56zjpg.jpg.
Acesso em: 28 jan. 2015, às 11h00.)
Quando se pensa em viagens de exploração, quase sempre a ideia de
conquista de terras e de riquezas vem à mente. Por isso, é curioso pensar
que o que levou o primeiro europeu que teria chegado à América a tentar o
feito não foi ambição, mas a fé. Conforme o manuscrito do século 10,
Navegatio Sancti Brendani, que narra a expedição, São Brendan, ou Brendan, o Viajante, zarpou da península de Dingle, na Irlanda, em aproximadamente 535 d. C. para levar o Evangelho “ao desconhecido continente do
oeste”. [...] [São Brendan partiu] inspirado pelas narrativas dos antigos navegadores celtas sobre Hy Brazil, uma ilha movediça a oeste da Irlanda. [...]
Os celtas acreditavam ser um lugar onde a verdade era dúbia e onde não
havia nem juventude nem velhice, pena ou tristeza, bem ou mal. [...] A palavra Hy quer dizer terra e Brazil vem do celta Bress, que originou o verbo
inglês to bless (abençoar). Há quem diga que o Brasil tem esse nome por
causa do mito da tão procurada Hy Brazil, e não devido à abundância de
pau-brasil [...].
(BLANC, Cláudio. Guia da mitologia celta. SP: OnLine, 2014, p. 32-33.)
Tomando por base o conteúdo das informações e o período histórico por
elas retratado, julgue os itens:
I. A viagem de São Brendan demonstra, antes mesmo do período conhecido como Grandes Navegações, uma preocupação com a expansão do catolicismo para terras e povos distantes.
II. Além da busca por riquezas, relatos sobre a existência de um paraíso a
oeste da Europa teriam estimulado o início da expansão marítima europeia.
III. A colonização da América teria se iniciado aproximadamente mil anos
antes da chegada dos ibéricos, e já apresentava como base a catequização e a exploração do pau-brasil.
Estão corretos:
Leia as informações:
(Mapa possivelmente do século XII, no qual aparece, à esquerda, a Ilha Brazil. Disponível em: http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--BgiNf2AB--/17rthoiknm56zjpg.jpg. Acesso em: 28 jan. 2015, às 11h00.)
Quando se pensa em viagens de exploração, quase sempre a ideia de conquista de terras e de riquezas vem à mente. Por isso, é curioso pensar que o que levou o primeiro europeu que teria chegado à América a tentar o feito não foi ambição, mas a fé. Conforme o manuscrito do século 10, Navegatio Sancti Brendani, que narra a expedição, São Brendan, ou Brendan, o Viajante, zarpou da península de Dingle, na Irlanda, em aproximadamente 535 d. C. para levar o Evangelho “ao desconhecido continente do oeste”. [...] [São Brendan partiu] inspirado pelas narrativas dos antigos navegadores celtas sobre Hy Brazil, uma ilha movediça a oeste da Irlanda. [...] Os celtas acreditavam ser um lugar onde a verdade era dúbia e onde não havia nem juventude nem velhice, pena ou tristeza, bem ou mal. [...] A palavra Hy quer dizer terra e Brazil vem do celta Bress, que originou o verbo inglês to bless (abençoar). Há quem diga que o Brasil tem esse nome por causa do mito da tão procurada Hy Brazil, e não devido à abundância de pau-brasil [...].
(BLANC, Cláudio. Guia da mitologia celta. SP: OnLine, 2014, p. 32-33.)
Tomando por base o conteúdo das informações e o período histórico por elas retratado, julgue os itens:
I. A viagem de São Brendan demonstra, antes mesmo do período conhecido como Grandes Navegações, uma preocupação com a expansão do catolicismo para terras e povos distantes.
II. Além da busca por riquezas, relatos sobre a existência de um paraíso a oeste da Europa teriam estimulado o início da expansão marítima europeia.
III. A colonização da América teria se iniciado aproximadamente mil anos antes da chegada dos ibéricos, e já apresentava como base a catequização e a exploração do pau-brasil.
Estão corretos:
Gabarito comentado
Sobre os conteúdos proporcionados pela questão (mapa e texto), vamos definir se as afirmativas são corretas ou incorretas:
I. Correta - A narrativa da "Navegatio Sancti Brendani", que data do século 10, descreve São Brendan, um monge irlandês, como alguém que teria embarcado em uma viagem a partir da Irlanda, com o objetivo de evangelizar terras desconhecidas. Isso demonstra uma intenção missionária cristã, alinhada com a expansão do catolicismo. Embora essa viagem ocorra muito antes das Grandes Navegações (séculos 15 e 16), o desejo de espalhar a fé cristã já era um motivador importante em expedições anteriores.
II. Correta - Muitos mitos e lendas sobre terras misteriosas no Atlântico, como Hy Brazil, desempenharam um papel no imaginário europeu antes e durante o período das explorações marítimas. Essas narrativas falavam de paraísos terrestres a oeste da Europa e alimentaram a curiosidade e a ambição dos navegadores. Embora a busca por riquezas tenha sido um fator principal nas Grandes Navegações, o desejo de encontrar lugares míticos e a crença em terras paradisíacas também contribuíram para o impulso exploratório.
III. Incorreta - Embora as viagens lendárias, como a de São Brendan, sugiram que os europeus já tinham histórias e mitos sobre terras a oeste muito antes das explorações ibéricas, não há evidências concretas de colonização efetiva da América mil anos antes da chegada dos ibéricos em 1492 com Colombo e em 1500 com Cabral. A catequização e a exploração do pau-brasil são características da colonização portuguesa a partir do século 16, não de uma suposta colonização anterior.
Gabarito – Letra C
Referência:
Nadler, Wanessa Asfora. Navigatio Sancti Brendani Abbatis: tempo, espaço, outro mundo e peregrinação no relato da viagem de São Brandão à terra repromissionis. Diss. Universidade de São Paulo, 2002.