Questão 75637bcb-0e
Prova:UFT 2011
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

 Afinal, é justamente nos anos 20 que a decepção quanto à possibilidade de a República realizar o ideal de uma sociedade nova torna-se absolutamente explosiva. Particularmente para os intelectuais, a década de 1920 será de questionamentos inéditos, até então, e que permanecem em pauta pelas próximas décadas. Não apenas concepções tradicionais são atacadas, mas também as instituições republicanas – identificadas com uma legalidade que não tem correspondência no real [...]

LAHUERTA, Milton. Os intelectuais e os anos 20: moderno, modernista, modernização. Em: DE LORENZO, Helena Carvalho; COSTA, Wilma Peres da. A década de 1920 e as origens do Brasil Moderno. São Paulo: Editora da Unesp, 1997, p. 93.


Os questionamentos e críticas contextualizados pelo autor para se referir à década de 1920 indicam que a Semana de Arte Moderna foi:

A
Um movimento de afirmação das propostas políticas conservadoras que levaram à consolidação da República brasileira.
B
Um movimento de curta duração no que se refere à influência na produção musical, literária e na arte pictórica, que buscava retratar os costumes e linguagens do povo brasileiro.
C
Um movimento que, combinando as tendências artísticas mundiais com as raízes culturais brasileiras, atacava, inclusive, as mazelas do regime republicano brasileiro.
D
Um movimento marcado por mudanças culturais importantes para a elaboração de uma arte condizente com o academicismo tão apreciado pela elite brasileira.
E
Um movimento de valorização de expressões culturais inovadoras e, ao mesmo tempo, refratário às questões sociais do povo brasileiro.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo