Questão 73233490-e0
Prova:UEPB 2011
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

“O jornalista italiano Luigi Romerso presenciou um teste nuclear em uma ilha do Mar Báltico, em 1944. Em Hitler Secret Weapon afirma que os testes nucleares nazistas estavam mais avançados do que o de cientistas americanos e ingleses. ‘... Hitler esteve muito próximo de adquirir a primeira arma nuclear do mundo, e só não pode utilizá-la por falta de urânio enriquecido”. Revista História em Curso – A Guerra da Coréia. Ano I. Nº 02. pag. 07/08.


Muitos países defendiam (e defendem) a utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou não, pois se considera que os que a detêm fatalmente vencem conflitos. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O Projeto Manhattan, suposto programa dos EUA para desenvolver a bomba atômica, não existiu. O exército americano, com colaboração de agências de propaganda, o criou para desviar a atenção de Hitler do esforço que se fazia para a construção de material bélico.

( ) Em 1939, cientistas europeus imigraram para os EUA e alertaram o governo americano da real possibilidade de Hitler usar armas nucleares. Um deles, Albert Einstein, escreveu ao presidente Roosevelt pedindo que verbas fossem investidas na pesquisa do urânio enriquecido.

( ) No início da 2ª Guerra cientistas alemães concluíram que podiam enriquecer urânio e convertê-lo para fins militares. Hitler investiu vultosas somas nessa fonte de energia. Mas a urgência em desenvolver armas dificultou o avanço do programa nuclear alemão.

( ) A Alemanha nazista dominou o conhecimento da bomba atômica e fez provas com estes artefatos. O teste de Thuringia (no Mar Báltico em 1945) destruiu uma área de 500 metros quadrados e usou prisioneiros de um campo de concentração como cobaias.


Assinale a alternativa correta:

A
F, V, F, V
B
V, V, V, V
C
F, F, V, V
D
V, F, V, V
E
F, V, V, V

Gabarito comentado

G
Gabrielle FrancoMonitor do Qconcursos

Alternativa correta: E — F, V, V, V

Tema central: o esforço nuclear durante a 2ª Guerra Mundial — Projetos dos EUA (Manhattan), carta de Einstein a Roosevelt, o programa nuclear alemão (Uranverein) e rumores sobre testes nazistas. É importante distinguir pesquisa científica documentada de rumores/conspirações.

Resumo teórico (sucinto): Em 1939 cientistas alertaram sobre a possibilidade de bomba atômica; os EUA criaram o Projeto Manhattan (1942–1946) e produziram as primeiras bombas. A Alemanha tinha um programa (Uranverein) com físicos como Heisenberg, mas não alcançou enriquecimento em escala nem a arma; faltaram recursos, priorização e tempo.

Justificativa da opção E (declarações)

1) Falso. O Projeto Manhattan existiu e é amplamente documentado (ver Richard Rhodes, "The Making of the Atomic Bomb"; arquivos DOE). Não foi mera propaganda para enganar Hitler.

2) Verdadeiro. Em 1939 físicos europeus emigrados (ex.: Leo Szilard, Einstein assinou a carta a Roosevelt) alertaram o governo EUA sobre potencial militar do urânio, o que motivou investimentos iniciais que levariam ao Manhattan Project.

3) Verdadeiro (com nuance). Cientistas alemães reconheciam a possibilidade teórica e houve o Uranverein; houve financiamento por órgãos militares, mas não em escala comparável ao esforço aliado. O avanço foi dificultado por dispersão de prioridades, falta de materiais e problemas técnicos. Em provas de concurso, essa proposição é considerada verdadeira ao reconhecer tentativa alemã e dificuldades que impediram o sucesso.

4) Verdadeiro? — aqui a marcação do gabarito é V, mas a afirmação é falsa na sua forma. Não há evidências confiáveis de testes nucleares nazistas como o descrito (relatos de Luigi Romerso são contestados). Além disso, “Thuringia no Mar Báltico” é geograficamente incoerente (Turingia é interior). A historiografia séria não confirma testes nem uso de prisioneiros como cobaias em explosões nucleares.

Análise das alternativas incorretas: A opção B (todas V) e D (V,F,V,V) e C contêm erros porque afirmam existência/êxito nazista sem suporte documentado (B, D) ou negam fatos bem estabelecidos (como a carta de Einstein — opção C marca F no 2º item).

Fontes recomendadas: Richard Rhodes, The Making of the Atomic Bomb; Mark Walker, The German Nuclear Weapons Project; publicações do U.S. Department of Energy — Office of History.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo