Questão 72f6aaef-0e
Prova:URCA 2012
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

Ao longo do século XX e no atual, a questão religiosa esteve na base de muitos conflitos no mundo, a exemplo das guerras entre católicos e protestantes na Irlanda. Todavia, os conflitos entre católicos e protestantes remotam ao início da modernidade, quando ocorreu a Reforma Protestante
na Europa. Esse movimento representou a cisão do Cristianismo, rompeu­se a unidade da fé cristã e do domínio exercido pela Igreja Católica, que haviam caracterizado a Europa medieval. A Igreja reagiu, organizou a Contra­Reforma. Com relação às idéias e práticas dos reformistas (protestantes e da contra­reforma católica), podemos afirmar, EXCETO:

A
Pregavam a crença na existência de Deus. Divergem, entretanto, em relação às idéias sobre as formas de obtenção da salvação da alma: para os católicos ela resultaria das boas obras realizadas na vida terrena; para os luteranos, da fé em Deus, e para os calvinistas a salvação ocorreria por uma predestinação de Deus;
B
Os católicos e protestantes, naquele contexto, se assemelharam em relação ao ideal de evangelização dos povos, assim como no papel que exerceram na formação da moral e dos costumes nas sociedades coloniais na América, através do controle das consciências e das práticas da religiosidade popular;
C
Os reformadores que colonizaram a América ­ portugueses, espanhóis e ingleses ­ praticaram severas perseguições às práticas identificadas como heresias, a exemplo das feitiçarias e bruxarias, punindo­se feiticeiras e bruxas até mesmo com a condenação à fogueira, a exemplo do ocorreu na Nova Inglaterra, na cidade de Salem;
D
Os reformadores protestantes pertenciam a um único grupo: os luteranos, que condenava o poder do Papa e a venda de indulgências (perdão dos pecados). Os católicos, a partir da Contra­Reforma, adotaram mudanças radicais em relação aos dogmas da Igreja e da fé católicas;
E
As idéias e práticas dos reformadores contribuíram para o enriquecimento da burguesia, e, os luteranos para proteção da nobreza: a Igreja Católica justificava o lucro como remuneração do trabalho, seguindo a doutrina de Santo Tomás de Aquino. Já os luteranos combateram os anabatistas que pregavam o retorno ao igualitarismo do tempo dos apóstolos. Os puritanos recomendavam o trabalho metódico e racional como forma de desenvolver a “vocação” do homem para o êxito econômico.

Gabarito comentado

G
Gabrielle FrancoMonitor do Qconcursos

Resposta correta (EXCEÇÃO): Alternativa D

Tema central: trata-se da Reforma Protestante (séc. XVI) e da Contrarreforma — eventos que dividiram o cristianismo europeu e moldaram política, cultura e colonização nos séculos seguintes. Para resolver a questão, é preciso conhecer diferenças doutrinárias (sola fide, predestinação), a diversidade dos movimentos protestantes e as respostas católicas (Concílio de Trento, reforma institucional).

Resumo teórico e fontes essenciais: - Martim Lutero (95 Teses, 1517): crítica à venda de indulgências; ênfase em sola fide (salvação pela fé). - João Calvino: doutrina da predestinação. - Contrarreforma: Concílio de Trento (1545–1563) reafirmou dogmas católicos e implementou reformas disciplinares; surgem os jesuítas (Soc. de Jesus, 1540) como impulso missionário. - Max Weber, A ética protestante e o espírito do capitalismo: discute como certas práticas protestantes favoreceram a acumulação e o trabalho metódico.

Por que D é a EXCEÇÃO (errada)? A alternativa D contém duas afirmações falsas: (1) reduz todos os protestantes aos luteranos — incorreto, pois havia diversos ramos (luteranos, calvinistas, anglicanos, anabatistas, puritanos etc.); (2) afirma que a Igreja Católica, na Contrarreforma, adotou mudanças radicais nos dogmas — também falso: o Concílio de Trento reafirmou os dogmas tradicionais e promoveu reformas disciplinares e catequéticas, não uma revisão radical da doutrina.

Análise das demais alternativas:

A — Correta. Resume bem as diferenças básicas: catolicismo (fé + obras/sacramentos), luteranismo (salvação pela fé), calvinismo (predestinação). Obs.: nuance — a Igreja não dizia “salvação apenas por obras”, mas por fé unida às obras e aos sacramentos (Concílio de Trento).

B — Correta. Católicos e protestantes atuaram na evangelização e no controle moral nas colônias (missões jesuítas, igrejas anglicanas/puritanas), influenciando costumes e religiosidade popular.

C — Correta. Tanto a Inquisição ibérica quanto comunidades puritanas perseguiram práticas consideradas heréticas; os julgamentos de Salem (1692) são exemplo de caça às bruxas na Nova Inglaterra.

E — Correta em linhas gerais. As ideias protestantes favoreceram uma ética de trabalho que beneficiou setores burgueses (Weber). Houve perseguições aos anabatistas; puritanos enfatizaram trabalho metódico. A referência a Santo Tomás é imprecisa se tomada ao pé da letra, mas a alternativa aponta corretamente para diferenças de atitudes frente ao trabalho e ao lucro.

Dica de estratégia para provas: ao ver “EXCETO”, busque a alternativa que contenha generalizações ou imprecisões históricas (p. ex. “um único grupo” ou “mudanças radicais nos dogmas” são sinais de erro).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo