Questão 703dd05d-d8
Prova:UEPA 2011
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Convencionou-se dar o nome de ‘Cruzadas’ a uma série de expedições dirigidas pelo cristianismo ocidental à Terra Santa, com o objetivo de reconquistar dos governos islâmicos os lugares sagrados dos cristãos (Fonte: ROBERTS, J. M. O Livro de Ouro da História do Mundo: da Pré-história à Idade Contemporânea, 2001, p. 376).

A partir do fragmento de texto acima e de seus conhecimentos acerca do poder da Igreja Católica na sociedade medieval, marque a alternativa correta:

A
As expedições contra hereges (por exemplo, os albigenses) e contra monarcas que haviam ofendido o papado não fizeram parte da Era das Cruzadas.
B
Foi o papa Urbano II, em discurso no Concílio de Clermont, em 1095, que lançou a ideia das Cruzadas, conclamando os cristãos a desocupar os lugares religiosos tradicionais, como o Santo Sepulcro, que por direito pertenciam aos turcos seljúcidas.
C
As quatro primeiras expedições foram, sem dúvida, as mais importantes da Era das Cruzadas, culminando com a conquista de Jerusalém e a fundação dos reinos latinos em 1099; e com a conquista e saque de Constantinopla, em 1204, pelos cruzados.
D
O movimento cruzadista surgiu no contexto do renascimento religioso do século XI. Portanto, as motivações das Cruzadas eram exclusivamente religiosas, preservando sempre a paz entre cristãos e não-cristãos e zelando pela manutenção da fé cristã nos lugares sagrados.
E
As Cruzadas representaram as primeiras investidas do imperialismo ultramarino europeu, estimulando os tratados diplomáticos entre o Ocidente e o Oriente cristão.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo