Questão 6c800a87-b5
Prova:UFJF 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?

A
A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
B
A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
C
A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
D
A necessidade de se constituir, na sociedade grega da antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
E
O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a charge associada buscamos a opção correta. 

A) Apenas os que fossem considerados como cidadãos poderiam participar das assembleias em Atenas. 
B) A democracia ateniense não era a mesma coisa que o ideal moderno de democracia, que em tese deve incluir a maioria da população. Na Grécia antiga em Atenas, existiam rígidas regras para a exclusão daqueles que não deveriam ser considerados como cidadãos o que incluía os grupos citados na charge como mulheres, pobres, escravos, pessoas muito jovens e ainda podemos incluir os estrangeiros. Assim a democracia baseada na autorrepresentação do cidadão na assembleia incluía apenas uma ínfima parcela da população. 
C) Não há equivalência entre os dois modelos porque os critérios para definir os que possuem o direito à cidadania são consideravelmente nos dois casos.
D) A democracia ateniense era considerada uma forma de representação direta, já que os poucos cidadãos representavam a si mesmos na assembleia, enquanto a nossa versão é representativa já que escolhemos representantes para a participação nas assembleias. 
E) Não existiam partidos em Atenas pois a participação era do tipo direta. 

GABARITO DO PROFESSOR: B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo