Questão 6ab133a1-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) - 1957.

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) - 1962.
BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil.
Brasília: Senado Federal, 2002.

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo signifcado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em

A
fim da intervenção estatal na economia.
B
crescimento do setor de bens de consumo.
C
controle do desenvolvimento industrial.
D
atração de investimentos estrangeiros.
E
limitação da propriedade privada.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
A demanda por limitação da propriedade privada se insere dentro de um momento de intensificação da organização da classe trabalhadora, assim como dos sindicatos rurais e ligas camponesas no governo João Goulart. Na verdade, a questão agrária já era motivo de debate no governo de Juscelino Kubitschek. Entretanto, a resistência da burguesia brasileira intrinsecamente ligada ao latifúndio, de onde tirava parte de seu capital, impedia a reforma da propriedade agrícola. Nesse contexto, as invasões de terras intensificaram-se em todo país, em especial no Nordeste e no Sul, proporcionalmente à expansão capitalista que levava desemprego e fome ao campo.

Gabarito: E



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo