Questão 69d86b25-b0
Prova:UNICENTRO 2010
Disciplina:Sociologia
Assunto:Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero, O processo de socialização

As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009).

Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:

A
O termo “sexo” distingue as diferenças anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.
B
As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.
C
O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais.
D
O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.
E
As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais.

Gabarito comentado

D
Diego Hernandez, Mentor QconcursosMonitor do Qconcursos

Resposta correta: D

Tema central: socialização e relações de gênero — como a sociedade (família, mídia, escola, pares) molda papéis, comportamentos e identidades atribuídas a homens e mulheres. Entender a diferença entre sexo (biológico) e gênero (construção social) é essencial para resolver a questão.

Resumo teórico:

- Sexo: características biológicas e anatômicas (WHO: definição de sexo/gênero).

- Gênero: conjunto de expectativas culturais sobre comportamentos, papéis e identidades; é aprendido por socialização (Butler, 1990; Connell, 1995).

- Agentes de socialização (família, mídia, escola, pares) replicam e reforçam normas de gênero — por isso brincadeiras, brinquedos e representações importam.

Justificativa da alternativa D:

A alternativa D afirma que o gênero é uma construção social e que agentes sociais (família, mídia) atribuem papéis e identidades. Isso está de acordo com a teoria sociológica contemporânea: gênero não é determinado apenas pela biologia, mas produzido e reenacted por instituições sociais. Logo, D é correta.

Análise das incorretas:

A — Incorreta: inverte as definições. O termo “sexo” refere‑se às diferenças anatômicas/biológicas; “gênero” refere‑se às diferenças sociais/culturais (WHO; Butler).

B — Incorreta: afirma universalidade e independência cultural. Relações de gênero variam historicamente e entre culturas (ex.: papéis em sociedades matrilineares, identidades “two‑spirit”, hijra), logo não são idênticas em todo lugar.

C — Incorreta: minimiza o efeito da socialização. Na realidade, socialização não só disciplina atos, mas molda modos de ser, identidades e subjetividades dos sujeitos.

E — Incorreta: sustenta que papéis são definidos antes do contato com instituições — contradiz a ideia de socialização, pois os papéis são aprendidos através das instituições sociais.

Estratégia para provas:

Procure termos como “construção social”, “família/mídia/escola”, cuidado com alternativas que trocam os conceitos de sexo/gênero ou usam palavras absolutas (sempre, nunca, universal) — geralmente são pegadinhas.

Fontes rápidas: WHO (definições de sexo/gênero); Butler, J. (1990) Gender Trouble; Connell, R. (1995) Masculinities.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo