Questão 68847512-19
Prova:UNICAMP 2015
Disciplina:Química
Assunto:Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Transformações Químicas

Os compostos (NH4)H2PO4 e NaHCO3 são usados em extintores como agentes de combate ao fogo. Quando lançados sobre uma chama, ocorrem as seguintes transformações:

(NH4)H2PO4 → NH3 + H3PO4

H3PO4 → polifosfato (viscoso)

NaHCO3 → CO2 + H2O + Na2CO3 (particulado).

No combate a todos os tipos de incêndio, a nuvem formada de gás é importante, mas naqueles envolvendo materiais sólidos, o depósito do material oriundo da transformação do agente de combate sobre o combustível tem papel decisivo. Assim, o agente (NH4)H2PO4 pode substituir o NaHCO3 em qualquer situação, mas o contrário não é verdade. Isso permite concluir que no combate ao incêndio que envolve

A
líquidos inflamáveis, os dois agentes formam uma nuvem de gás, mas com sólidos em combustão, somente o material viscoso é capaz de inibir completamente o contato combustível/comburente.
B
líquidos inflamáveis, os dois agentes formam uma nuvem de gás, mas com sólidos em combustão, somente o material particulado é capaz de inibir completamente o contato combustível/comburente.
C
materiais sólidos em combustão, os dois agentes inibem completamente o contato combustível/comburente, mas com líquidos em combustão, somente o NaHCO3 é capaz de inibir este contato.
D
materiais sólidos em combustão, os dois agentes inibem completamente o contato combustível/comburente, mas com líquidos em combustão, somente o (NH4)H2PO4 é capaz de inibir este contato.

Gabarito comentado

Giselle BloisProfessora de Química
Vídeo produzido em parceria com o Qconcursos.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo