Questão 67e0cc68-7c
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:Medievalidade Europeia, História Geral

No início do século XVI, as relíquias continuavam protegendo edifícios e cidades, promovendo curas milagrosas, sendo levadas em solenes procissões pelas ruas, sacralizando altares de igrejas por toda a Europa, em uma notável continuidade em relação ao papel que haviam desempenhado havia mais de mil anos no continente. Mas, em meados daquele século, essa situação tinha se transformado. O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes, que pregavam uma igreja invisível.

CYMBALISTA, R. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna. Anais do Museu Paulista, n. 2, jul.-dez. 2006.

A nova abordagem sobre a prática indicada no texto fundamentava-se no(a)

A
abandono de objetos mediadores.
B
instituição do ascetismo monástico.
C
desprezo do proselitismo religioso.
D
revalorização dos ritos sacramentais.
E
consagração de preceitos populares.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A Igreja Católica mantém , até os dias atuais , o uso e culto de relíquias. As relíquias são restos mortais do santo ou beato ou o seu próprio corpo, ossos, tecidos manchados de sangue ou até mesmo fios de cabelo. Os objetos pessoais utilizados pelos santos, como livros, roupas, acessórios e outros são qualificados como segunda classe, já os tecidos que tocaram o seu corpo após a sua morte ou em seu tumulo podem ser consideradas relíquias de terceira classe. 
No século VIII foi determinado no Concilio de Niceia que as relíquias devem ser respeitadas não pelo objeto em si, mas pela relação que esse objeto possui com o santo. O foco no uso da relíquia não está somente vinculado aos milagres realizados pelos santos, mas também aos sinais da santidade de Deus presentes nestes milagres que será a salvação daqueles que creem. 
No período medieval havia a prática de simonia, que era a venda ilícita de coisas espirituais como as indulgências e as relíquias. O culto às relíquias tornou-se não só um símbolo de magia e superstição, mas também um sinônimo de status social. Quem pagasse poderia exercer a sua fé e quem não o fizesse estaria impossibilitado. Tal comércio deturpou o uso das relíquias e a fé cristã e foi um dos fatores que motivou Martinho Lutero a escrever as 95 Teses de Wittenberg , mola propulsora da Reforma Protestante. A Igreja Católica se posicionou e desde então o Papa precisa aprovar a exposição de relíquias e a sua venda é proibida. 

O conhecimento sobre as Reformas Protestante e Católica do século XVI é a base para a resposta da questão. É tema clássico no conteúdo de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Os manuais escolares apresentam informações adequadas sobre o tema. A pergunta versa sobre o elemento que demonstra a modificação acerca da questão de relíquias que está dada no trecho. Por conseguinte, a interpretação de texto é fundamental.
A) CORRETA - A Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero apregoa que não há a necessidade de intermediários entre o ser humano e Deus. O sacerdócio é universal, a salvação é individual e se dará através da fé. 
B) INCORRETA – O ascetismo é uma prática de refreamento dos prazeres mundanos com o objetivo de se desenvolver espiritualmente. Max Weber categoriza o ascetismo monástico como extraordinário , que é quando as pessoas se retiram do mundo, como monges e ermitões. O celibato, por exemplo, que é uma forma de ascetismo monástico, foi implantado no século XII pela Igreja Católica Romana. 
C) INCORRETA – Proselitismo religioso é uma ação para a conversão de pessoas a determinada religião. As Igrejas Católicas ou Protestantes possuem um trabalho ativo de busca para a conversão através da evangelização para expandir a crença na fé. 
D) INCORRETA – O sacramento é cada um dos ritos instituídos por Jesus Cristo. A Igreja Católica de acordo com a sua intepretação possui sete sacramentos, sendo eles: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio. As confissões reformadas, por sua vez, aceitam somente o batismo e a eucaristia. 
E) INCORRETA – O preceito religioso diz respeito a um mandamento religioso e está diretamente atrelado a sua doutrina. Podem também ser normas do que deve ser feito ou não e do que pode ser aconselhado. 
Gabarito da  professora: Letra A.

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