Questão 67d52444-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:História
Assunto:História Geral

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.
BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África:
neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global?
Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

A
Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
B
Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamen­ tais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.
C
Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
D
Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.
E
Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
 Com o objetivo de ampliar sua influência política e econômica na África, a China têm financiado projetos de infraestrutura, além de investir na prestação de serviços básicos para  os países africanos que, em troca, fornecem recursos naturais ao país asiático e dão preferência à contratação de empresas chinesas. O investimento econômico da China nos países africanos tem crescido exponencialmente nos últimos anos. O comércio entre China e África , de 2000 a 2012, cresceu de 20 bilhões para 200 bilhões de dólares.

   A presença econômica da China no continente africano começou a ser questionada pelas grandes potências, como EUA e União Europeia, sobre seus interesses escusos. Há quem já chame de um “colonialismo chinês". De fato, os benefícios da parceria com a China para os países africanos são, na maioria das vezes, questionáveis. Por exemplo, em grande parte dos projetos de infraestrutura, os africanos não se beneficiam com a criação de novos empregos, uma vez que a China “importa" seus cidadãos para o trabalho.

Gabarito: D



Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo