Questão 66b173b2-fd
Prova:INSPER 2019
Disciplina:Química
Assunto:Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria.

O teor residual de açúcar no vinho corresponde ao açúcar não convertido em álcool durante a fermentação e é expresso em gramas de glicose (C6H12O6) por litro da bebida. Ao se adicionar levedura a um tonel contendo 30 L de vinho cujo teor residual de açúcar é de 2,4 g de glicose/L, a quantidade máxima de dióxido de carbono que se formará será igual a  

Leia o texto para responder às questões de 13 a 15. A produção de vinhos tem se desenvolvido nas últimas décadas em diversas regiões do Brasil. As características do vinho dependem de vários fatores, como condições de plantio (viticultura), processo de fermentação (vinificação) e compostos químicos participantes nessas etapas. Na viticultura, o óxido de cálcio (CaO) é usado para a correção do pH do solo, e o gesso agrícola ((CaSO4,2H2O é utilizado como fonte de cálcio e enxofre. Na vinificação, as uvas são prensadas e misturadas a leveduras, microrganismos que promovem a fermentação dos açúcares de acordo com a equação não balanceada:  




Durante o processo de vinificação, adiciona-se dióxido de enxofre (SO2,) para bloquear a ação de enzimas oxidantes. Alguns compostos orgânicos responsáveis pelo aroma e sabor do vinho estão representados pelas fórmulas estruturais de1 a 6. 






A
0,8 mol. 
B
2,0 mol.  
C
4,0 mol. 
D
0,4 mol.  
E
8,0 mol. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo