Questão 61f1072e-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:História
Assunto:Medievalidade Europeia, História Geral

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

A
o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
B
a migração de camponeses e artesãos.
C
a expansão dos parques industriais e fabris.
D
o aumento do número de castelos e feudos.
E
a contenção das epidemias e doenças.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A resposta a essa questão não exige conhecimento profundo acerca da Europa Medieval. Basta lembrar que era uma sociedade fundamentalmente rural , na qual cada feudo tinha tendência a autonomia de subsistência em função da insegurança e das guerras. O arrefecimento das guerras feudais na região que hoje compõe França. Alemanha, Bélgica, Holanda norte da Itália e Suíça, por terem sido dirigidas para outras regiões em função do movimento cruzadista e da Reconquista na Península Ibérica - a partir do século XII – possibilitou a existência de excedentes de produção e a reabertura de rotas comerciais além das italianas do Mediterrâneo. O comércio modifica então a feição da Europa
Desta forma, a opção que reponde corretamente a pergunta é a A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo